No meio da tragédia no CT do Flamengo, que levou a vida de dez meninos das categorias de base do Rubro-Negro, num incêndio ocorrido no alojamento forjado num contêiner, muito se falou sobre a fiscalização em torno dos grandes clubes do Brasil. No que diz respeito a documentação, o Ninho do Urubu não tinha o alvará de funcionamento, tampouco laudo dos bombeiros. O mesmo, porém, não ocorre em Xerém.
O NETFLU apurou que a empresa RenTV cuida dos ar condicionados da base tricolor periodicamente, fazendo a manutenção da parte elétrica dos aparelhos. Além disso, o Centro de Treinamentos Vale das Laranjeiras, localizado em Xerém, possui certificação de segurança contra incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros e válido até sete de agosto de 2023, segundo a assessoria de imprensa do clube.
Já CT Pedro Antônio Ribeiro, localizado na Barra da Tijuca, onde treina o elenco profissional, não possui alvará de funcionamento, conforme informação divulgada pelo Jornal Nacional. O site número 1 da torcida tricolor entrou em contato com o Fluminense, que até o fechamento desta matéria não se manifestou acerca do tema.