Revelado nas categorias de base do clube, Wendel subiu para os profissionais em 2017 e teve uma ascensão meteórica. Em pouco tempo, se tornou titular e um dos destaques do Fluminense sob o comando de Abel Braga. Meses depois, foi negociado com o Sporting (POR) e desembarcou em Portugal cheio de expectativa.

Nos primeiros meses no novo clube, teve que conviver com uma grave crise que terminou com invasão de torcedores no CT do time de Lisboa e agressão aos jogadores. Em Portugal, especula-se que o caso foi a mando do presidente do Sporting (POR). Em entrevista ao portal LANCE, Wendel revelou que pensou em mudar de clube.

 
 
 

– É verdade, foi um momento complicado. Sim, cheguei a pensar em ir para outro clube. Mas aí que entra a questão do trabalho e da paciência. Aprendi que com isso ganharia mais e está dando certo – disse.

O episódio da invasão dos torcedores no CT, que terminou em agressão a alguns jogadores, resultou na debandada de atletas que deixaram o clube. Wendel revelou que houve uma conversa entre os atletas, mas que a crise já foi superada e o Sporting (POR) deu a volta por cima dentro de campo.

– Sim, existiu essa conversa. Foi um episódio muito sério aqui, mas as coisas foram se ajeitando. Estamos bem no Campeonato Português e a confiança está voltando para a gente e para nosso torcedor – concluiu.