O goleiro Marcelo Pitaluga está de volta ao Fluminense. Revelado nas categorias de base do clube, o arqueiro, atualmente com 22 anos, foi anunciado como reforço do Tricolor para a temporada de 2025 após passagem pelo futebol europeu.
Um dos destaques da chamada “Geração de Ouro” do Clube, que também contava com Martinelli, André, João Pedro, entre outros, o goleiro chega para ser alternativa a Fábio e disputar lugar na reserva com Vitor Eudes.
Ao longo da carreira, ainda curta, Pitaluga soma cinco títulos, de acordo com o site oGol. Durante a passagem pela base do Fluminense, o goleiro conquistou duas vezes o Campeonato Carioca Sub-17, em 2018 e 2019.
O jovem também se sagrou campeão com a camisa da Seleção Brasileira. Em 2019, Pitaluga fez parte do elenco que venceu a Copa do Mundo Sub-17, disputada em solo brasileiro.
No futebol europeu, o goleiro colocou mais duas taças no armário. Apesar de não ter recebido chances de atuar, Pitaluga fez parte e chegou a ficar no banco de reservas do Liverpool na conquista da Copa da Liga na temporada 2021/2022.
Já na temporada 2022/23, ele estava no grupo do Macclesfield, campeão da Northern Premier League da Northern Premier League Division One West, uma das divisões da sétima prateleira do futebol inglês.