Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp

Você sabia? O Fluminense liderou a implementação do profissionalismo no futebol do país

Redação

Em 29 de agosto de 1932, os representantes dos sete principais clubes da Associação Metropolitana de Esportes Athléticos, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, América, Bangu e São Cristóvão, reuniram-se para discutir a adoção do profissionalismo no futebol.

Insatisfeito com o falso amadorismo vigente, o presidente tricolor à época, Oscar Costa, expôs a necessidade de desenvolvimento do esporte, como já ocorria em outros países. Com isso, os outros clubes mostraram-se hesitantes, porém aceitam a criação de uma comissão.

Durante cerca de três meses a comissão, liderada por Arnaldo Guinle, patrono do Fluminense, Ary de Azevedo Franco, dirigente do Bangu, e Antônio Avellar, presidente do América, trabalhou em sigilo, estudando regulamentações de outros países, até chegar em de janeiro de 1933, quando tornou-se público o estatuto da liga de profissional.

Todavia, dirigentes de Vasco da Gama, Flamengo, São Cristóvão e Botafogo optaram em manter a posição de amadores. Na carta endereçada ao presidente do Fluminense, escreveram: “Depois de longa meditação chegamos à conclusão de que a implantação desse regime (profissional) nos levaria à mais completa ruína”.

Poucos dias depois, uma reviravolta aconteceu: o Tricolor passou a ter apoio do Cruzmaltino, além de Bangu e América. Isso porque o conselho deliberativo vascaíno, por 51 votos contra 15, sendo cinco votos em branco, determinou que o clube deveria seguir o caminho do profissionalismo.

Sendo assim, em 23 de janeiro de 1933, em reunião na sede do clube das Laranjeiras, foi fundada a Liga Carioca de Futebol Profissional. A reunião contou com a presença de representantes dos sete clubes, porém Botafogo, Flamengo e São Cristóvão retiraram-se da mesma. Portanto, Fluminense, América, Bangu e Vasco foram clubes fundadores da liga que profissionalizou o esporte mais popular do país.

Devido a isso, dois campeonatos distintos passaram a acontecer nos próximos anos, um profissional e um amador. Até a fusão para promover a total adoção do profissionalismo no Rio de Janeiro no ano de 1937. 

Em abril de 1933, portanto, foram realizados os primeiros jogos de futebol profissional no Rio de Janeiro. O Tricolor fez a sua primeira partida com jogadores recebendo salário no dia 16 de abril, quando empatou por 4×4 com o Corinthians, em jogo disputado no estádio das Laranjeiras.

Aderir ao profissionalismo fez o Fluzão passar a contratar vários atletas de outros estados do país, que tornaram-se rapidamente ídolos do clube tantas vezes campeão: Tim, Romeu, Brant, Russo e Hércules, atletas históricos que ajudaram na conquista de cinco títulos em seis anos, em 1936, 1937, 1938, 1940 e 1941.

Tudo sobre o Fluminense reunido no site número 1 da torcida tricolor.

Leia mais