Fluminense jogou com o uniforme verde da Arábia Saudita em virtude do extravio de bagagem (Foto: Arquivo pessoal do Lira)

Na Arábia Saudita, o Fluminense irá atrás do sonho do campeonato mundial. O clube, porém, já fez excursão pelo país com fatos inusitados, como mostra reportagem do site Uol. Em 1992, nos dias 8 e 10 de outubro, o Tricolor enfrentou a seleção do país em dois amistosos e perdeu ambos por 2 a 1. As partidas aconteceram no Prince Faisal Bin Fahd Stadium, em Riad, capital saudita.

A excursão teve fatos curiosos. Por conta da bagagem do Fluminense ter sido extraviada em Roma, na Itália, a equipe precisou jogar com uniformes emprestados pela seleção adversária. O Flu jogou com o uniforme 2 da Arábia Saudita, com camisas, calções e meiões verdes.

 
 
 

— Nossas bagagens foram extraviadas e jogamos de verde. Eles nos emprestaram o uniforme. Tenho a foto guardada até hoje – relembrou o ex-lateral-esquerdo Lira, que foi campeão carioca pelo Flu em 1995.

Num dos jogos, Wagner, atacante tricolor apelidado de “Tanque”, fez um hat-trick, mas com um gol a favor, abrindo o placar aos 4 do primeiro tempo, e dois contra, aos 22 e 33, também da etapa inicial. À época, o clube recebeu US$ 50 mil de cota pelos amistosos. Em relação ao local, só elogios.

— O hotel era muito bom, sala de musculação, o estádio era lindo por fora e por dentro. De outro mundo. E lembro que a gente conversava sobre o que ouvíamos sobre a cultura, ficávamos meio curiosos sobre algumas coisas – conta Lira.

Em Jidah, cidade-sede do Mundial, o Fluminense venceu o Al-Ahli Subi por 3 a 2 em 1982. Os gols da partida foram de Gilcimar, Rascheed, Tarik Kalal, Amauri e Rubens Galaxe.