Fluminense e Vasco travam, hoje, uma queda de braço interminável pelo lado direito do Maracanã. Enquanto o Tricolor cobra o cumprimento do seu contrato com o Consórcio que administra o estádio, que cede o setor Sul ao clube, o Cruzmaltino exige a manutenção de uma tradição, já que sua torcida, historicamente, ocupava o lado direito do estádio no “antigo Maracanã”.
O que poucos sabem é que em 1923, há quase 100 atrás, quando ainda nem existia Maracanã, o Fluminense emprestou o estádio das Laranjeiras para o Vasco para que o clube pudesse disputar o Campeonato Carioca. O ano em questão marcou o primeiro título estadual do Cruzmaltino, que não poderia ter disputado o torneio se não tivesse um estádio para jogar.
E foi assim até 1927, quando o Vasco inaugurou o estádio de São Januário. Por cinco anos, o Fluminense cedeu o estádio das Laranjeiras para que o Cruzmaltino mandasse os seus jogos e não fosse impedido de disputar o Carioca. O regulamento da época dizia que os clubes que não tivessem um local próprio para atuar, não poderiam participar da primeira divisão. E o Vasco, recém-promovido das divisões inferiores, diferente dos outros grandes, não tinha.