Você sabia? Dupla da Arábia Saudita que venceu a Argentina já jogou no Fluminense

Volante Al-Faraj e meia Al-Abid participaram de intercâmbio em Xerém há 13 anos

Além da ausência de Germán Cano entre os convocados (o craque esteve no estádio como torcedor), a derrota da Argentina diante da Arábia Saudita, por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira, pela estreia na Copa do Mundo, tem mais uma ligação com o Fluminense. Mostra reportagem do site ge que uma dupla de jogadores sauditas que foi a campo já jogou no Tricolor.

Há 13 anos, em 2009, o volante Al-Faraj, que foi titular e capitão contra a Argentina, e o meia Al-Abid, que entrou no segundo tempo, fizeram parte de um intercâmbio de 15 jogadores que passaram um mês treinando em Xerém entre junho e julho. Tal grupo era parte das categorias de base do Al Hilal, maior clube da Arábia Saudita. Eles, inclusive, fizeram um amistoso em Três Rios, no interior do Rio de Janeiro, com o uniforme do Fluminense.

 
 
 

Gerente do grupo do Al Hilal na época e também tradutor (que chegou a trabalhar com Thiago Neves quando ele atuou no clube saudita), Mohamad Alsalloumi contou como partiu a ideia para o intercâmio.

— No Brasil, Xerém sempre foi a melhor categoria de base. Eu comentei várias vezes, estava trabalhando no Al Hilal, e falei com o príncipe sobre levar esses jogadores, que têm talento, para melhorar em Xerém. Ele aceitou, e eu organizei tudo e fui com eles. Eles aprenderam muito. E tinha um treinador árabe, Other Valanteno, que também seguiu conosco, trabalhava no Al Hilal. Eu era o tradutor deles – explicou.

Numa carta em inglês assinada por André Medeiros, coordenador da base tricolor na época, o Fluminense parabenizou o diretor do Al Hilal sub-20 pelos garotos.

— Primeiramente queremos parabenizá-los pelo excelente time. Fizemos um grande trabalho aqui neste mês porque os jogadores já tinham um bom level, então pudemos submetê-los a exercícios de qualidade e jogos difíceis. (…) Nós recomendamos que o grupo trabalhe duro porque tem um bom futuro no esporte.

Confira alguns registros:

Foto: Divulgação
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Divulgação