Sorteio da 1ª fase da Copa do Brasil será nesta sexta-feira
A CBF anunciou, neste último final de semana, que o sorteio para definir os confrontos da primeira fase da edição de 2025 da Copa do Brasil de será realizado nesta sexta-feira (7), às 15h (horário de Brasília), em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, devido à reforma da sede da entidade. Na fase inicial, 40 partidas estão programadas e Fluminense fará um desses jogos.
A primeira fase da Copa do Brasil será disputada em jogo únicos. Nesse sentido, a CBF promoveu uma importante mudança, visto que o clube melhor rankeado, que será obrigatoriamente o visitante, não terá mais a vantagem do empate. Diante de tal alteração, em caso de igualdade, a definição de classificação para a segunda fase seguinte será decidida nos pênaltis.
O Fluminense, que não está entre os clubes que irão se classificar diretamente para a terceira fase, está no pote A. A agremiação verde, branca e grená enfrentará um dos clubes do pote E. A lista tem equipes de menor expressão como: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, Cascavel, Pouso Alegre, ASA de Arapiraca, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá. O jogo será único na casa do adversário.
Tal como a primeira fase, a segunda também será em jogo único, porém com mando de campo conforme o chaveamento estabelecido pela CBF. Em caso de empate, a disputa também será decidida nos pênaltis. Já a partir da terceira fase, permanece o sorteio do mando, porém com partidas de ida e volta. Cabe ressaltar ainda que se o placar agregado terminar em igualdade, a decisão será feita nos pênaltis.
A última vez em que o Fluminense conquistou a Copa do Brasil foi em 2007, atuando fora de casa no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC. O Tricolor das Laranjeiras empatou por 1 a 1 no Maracanã com o Figueirense e venceu o duelo decisivo por 1 a 0, com gol de Roger Machado no início do jogo. Daquele elenco, apenas Thiago Silva está presente no grupo atual. O Flu ainda chegou na decisão mais duas vezes, contra o Internacional em 1992 e também contra o Paulista em 2005. A final diante do Colorado rende traumas para os tricolores, visto que o clube foi garfado nos minutos finais pela arbitragem.