Você sabia? Campeonato Brasileiro pode chegar a ter G9

Competição dá seis vagas na próxima Copa Libertadores

A mudança no formato de disputa da Libertadores, com o aumento do número de participantes, fez com que o tradicional G4 do Campeonato Brasileiro virasse um G6. Mas a atual edição pode chegar a ter até um G9.

O Brasileirão, diga-se, dá seis vagas na competição mais importante do continente sul-americano. Hoje já existiria um G7, pois o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, faz parte do grupo dos primeiros. Há ainda a possibilidade do pelotão de frente ganhar novos componentes.

 
 
 

Em quarto lugar no Brasileiro, o Grêmio está com um pé na final da Libertadores (venceu o jogo de ida da semifinal fora de casa contra o Barcelona-EQU por 3 a 0). Se o Tricolor gaúcho conquistar a Liberta e se mantiver entre os primeiros, o G7 já vira G8.

A última possibilidade fica por conta da Sul-Americana. Por enquanto, Fluminense, Flamengo e Sport seguem vivos. Como o Fla-Flu é uma das quartas de final, só um dos rivais cariocas avançará na disputa. Se um dos brasileiros vencer a competição e ficar no pelotão de cima, os nove primeiros da disputa estarão na Libertadores. Hoje, só o Rubro-Negro está no G7.

Não custa destacar que o G9 não significa que o Brasileirão está distribuindo mais vagas. São as mesmas seis sem contar com os eventuais vencedores de taças que valem um lugar na Libertadores. Ainda assim, se todo este cenário se confirmar, a pontuação para se classificar fica bem mais acessível aos times que fazem campanhas medianas.

Veja como está a classificação do Brasileiro atualmente: