Arte: Jonathan Dias/NETFLU

O Fluminense voltou a ser superado. Na tarde deste sábado (26), o Tricolor enfrentou o Vitória em um jogo da trigésima primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. Disputada no Estádio Manoel Barradas (Barradão), a partida terminou em 2 a 1 para os baianos.

Como chegou o Fluminense para o jogo?

Mesmo após a subida na tabela devido a vitória diante do Athletico-PR, o Fluminense foi a Salvador desejando pontuar. Afinal, apenas quatro pontos separam os times antes do início da referida rodada do Brasileirão 2024.

 
 
 

Mano Menezes teve muitas de ausências para a partida. Felipe Melo (dores na panturrilha), John Kennedy (ausência não justificada) e Renato Augusto (dores no joelho) não viajaram. Além deles, o treinador não teve Nonato (recupera da cirurgia no nariz), Kevin Serna (transição), Thiago Silva (transição) e Lelê, como também Facundo Bernal (suspenso).

Mesmo sem tantas peças, o comandante do time tantas vezes campeão manteve a estrutura que venceu os últimos três jogos. A única mudança se seu for força maior, pois Victor Hugo jogou no lugar do suspenso Facundo Bernal.

Escalação do Fluminense contra o Vitória

O Fluminense começou o jogo com: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Victor Hugo, Martinelli e PH Ganso; Jhon Arias, Lima e Kauã Elias. Entraram: Keno, Marcelo, Germán Cano e Ignácio.

Visão de jogo: Vitória x Fluminense

Primeiro tempo

O jogo começou com o Flu permitindo a pressão adversaria. No entanto, logo aos 9 minutos, o juiz da partida, o paulista Flavio Rodrigues de Souza, foi protagonista. Ele marcou um pênalti para o Vitória em lance que não foi nada entre William Oliveira e Thiago Santos. O fato é que o arbitro estava muito próximo ao lance, sendo convencido após análise no monitor do VAR de que não foi pênalti.

Na parte final da etapa inicial, o Vitória conseguia se aproveitar muito da fragilidade do lado esquerdo da defesa. Um pouco nervoso, o Flu errava passes, mas ainda assim conseguia criar. Em uma jogada treinada de bola parada, a equipe de Mano teve a uma boa chance. Samuel Xavier levantou na área e John Arias cabeceou para o goleiro rival fazer a defesa. O Tricolor próximo dos 40 minutos, teve a sua melhor chance. Após bom lance de Kauã Elias pela esquerda, o Moleque de Xerém tocou para Lima finalizar na trave.

No entanto, o Rubro-Negro baiano foi quem chegou ao seu tento no finalzinho do primeiro tempo. Em bola cruzada na área, como vendo sendo uma deficiência do time na temporada, Lucas Esteves bateu forte e cruzado para o zagueiro Neris desviar. A sensação foi de que a defesa do Flu ficou só olhando.

Segundo tempo

Na segunda parte do duelo, o Fluminense acordou. Mano Menezes promoveu a saída de Victor Hugo e a entrada de Keno. O atacante entrou bem pelo lado esquerdo do ataque. Com isso, Lima passou a jogar mais recuado. A pressão do Tricolor quase gerou o empate. Samuel Xavier tocou para Kauã Elias. O jovem atacante arrumou e bateu forte, a bola desviou e quase venceu o goleiro. O Fluminense mantava totalmente no jogo.

A subida de produção do time gerou bons frutos: Martinelli finalizou forte uma bola sobrada na área. Ela bate na trave, nas costas do goleiro Lucas Arcanjo e termina no fundo das redes. Tudo igual em Salvador. Não satisfeito com o empate, o clube tantas vezes campeão continuou no ataque, criando diversas boas chances. Com o jogo se encaminhando pro final, Mano resolveu tirar Kauã Elias e PH Ganso. Entraram Germán Cano e Marcelo.

Ao final do duelo da 31ª rodada do Brasileirão, o confronto ficou mais equilibrado. O Vitória passou a criar mais chances com em cruzamentos na área. Isso, portanto, fez Mano Menezes tirar o zagueiro Thiago Santos, amarelado, e colocar em seu lugar o também defensor Ignácio. Desesperados, os baianos foram pra cima e passaram a controlar mais a partida. Assim, o Fluminense passou fazer a sua pior atuação neste segundo tempo.

Flavio Rodrigues de Souza, todavia, queria mesmo ser o protagonista. Após uma bola má recuada de Manoel, Lima divide com atacante do Vitória na área. O árbitro da partida, fraco, marcou o pênalti e o VAR, dessa vez, não quis desfazer o outro erro. Alerrandro cobrou a penalidade, vencendo Fábio. Dois a um para os baianos e fim de jogo em Salvador.

Situação do Fluminense na tabela

Diante do ocorrido na capital baiana, o Fluminense agora é o 12º colocado da tabela. O Grêmio, que venceu o Atlético-GO por 3 a 1, ultrapassou Tricolor. Curiosamente, ambos irão se enfrentar na rodada seguinte.

Próximo jogo do Fluminense

O Tricolor das Laranjeiras voltará a campo para a trigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta próxima sexta-feira (1º), às 21h (horário de Brasília), Fluminense irá receber o Grêmio no Estádio do Maracanã.