Já virou algo normal. Se tem jogo do Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, tem vergonha pra passar em campo. Neste domingo, o felizardo da vez foi o Grêmio. No duelo dos últimos colocados, válido pela 13ª rodada, melhor para o Tricolor gaúcho que se aproveitou de uma escalação absurda do Flu e venceu por 1 a 0 no Centenário, em Caxias do Sul. Gol de Gustavo Nunes.

Em seu segundo jogo à frente do Flu, Marcão surpreendeu (negativamente) na escalação com a opção por Ganso no banco de reservas e um meio de campo mais marcador, porém, lento ao extremo com Thiago Santos, Martinelli e Gabriel Pires. O resultado disso na prática foi o esperado: domínio total gremista.

 
 
 

Para a sorte tricolor, o adversário, mesmo com mais presença ofensiva, também sofre com uma enorme carência técnica. Não deu outro e o primeiro tempo foi de dar sono aos mais hiperativos torcedores. O Flu tinha alguns lampejos com Marcelo pela esquerda, mas o lateral sentiu um problema com cerca de meia-hora. A única boa jogada tricolor terminou em falta no Terans na entrada da área. Isso já bem perto do intervalo. Ele bateu e obrigou o goleiro Marchesín a fazer boa defesa. Fábio, embora o adversário finalizasse mais, só precisou praticar uma intervanção mais difícil (que acabou sendo brilhante no fim das contas) num dos últimos lances da etapa inicial. Pavon acertou uma bomba e o camisa 1 tricolor salvou.

O Flu voltou com Lucumí no lugar de Terans para o segundo tempo e até parecia que o colombiano traria um respiro e velocidade à equipe tão pouco inspirada. Só que a ligeira melhora de nada adiantou. E como o Fluminense não tem uma zaga e sim uma peneira e em todo jogo tem de tomar gol, isso logo aconteceu. O Grêmio achou boa jogada pelo lado direito e Gustavo Nunes acertou chute sem chances para Fábio.

E o que dizer de Marcão? Precisou ver o time gaúcho sair na frente para tentar dar criatividade ao meio de campo tricolor. Em desvantagem, tirou Gabriel Pires e mandou Ganso. Na mesma parada, colocou John Kennedy no lugar de Germán Cano. Mais uma vez, nada aconteceu. Triste rotina do Fluminense. De campeão da América a saco de pancadas num Brasileirão de baixíssimo nível. Se não fosse Fábio com duas boas defesas, a vergonha seria maior. No fim, ainda deu tempo de Lucumí levar cartão vermelho. Quinta tem jogo no Maracanã diante do Internacional. Alguém ainda se aventura a sair de casa para ver isso? Difícil. Difícil demais… E a Série B está cada vez mais perto mesmo com muito campeonato a ser disputado.

O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Antonio Carlos, Marlon (Kauã Elias, 37′ do 2ºT) e Marcelo (Diogo Barbosa, 32′ do 1ºT); Thiago Santos, Martinelli e Gabriel Pires (Ganso, 25′ do 2ºT); David Terans (Jan Lucumí, intervalo), Keno e Germán Cano (John Kennedy, 25′ do 2ºT).