Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, o Fluminense conseguiu virar um jogo e logo em um clássico, para levantar a moral do grupo. A eliminação na Copa Sul-Americana para outro rival, o Flamengo, deixou marcas, mas o resultado do último sábado traz esperança.
Virada no psicológico, na atitude e, quem sabe até, nas pretensões. Afinal, com o resultado, o Fluminense ficou mais próximo da zona da Pré-Libertadores (5 pontos) do que da zona do rebaixamento (7 pontos).
O site Globoesporte.com listou os benefícios que a vitória sobre o Alvinegro por 2 a 1 poderá trazer para o time nesta reta final de competição.
Confira as “viradas” do Flu na vitória sobre o Botafogo:
Virada no psicológico dos jogadores
O tempo para absorver a queda para o Fla era curto. Três dias depois, o Flu encarava outro clássico. Era uma partida crucial. Uma atuação ruim e uma nova decepção poderiam acabar de vez com a paciência da torcida, deixar o clima ainda mais pesado internamente e complicar de vez a situação na competição.
Um triunfo, por outro lado, era o caminho mais rápido para superar a eliminação, recuperar a confiança e fazer as pazes com a torcida. Foi o que aconteceu. E pelas circunstâncias (virada com gol no fim), o efeito positivo foi potencializado. E isso pôde ser visto na comemoração dos jogadores após o fim do jogo.
Virada na atitude durante o jogo
O que se viu nos primeiros minutos do jogo contra o Bota foi um Flu que ainda parecia de “ressaca”. O time entrou desligado e viu o rival abrir o placar no primeiro minuto após erro de Renato Chaves em saída de bola.
Mas vez de se abater, o time comandado por Abel Braga acordou, mudou de postura e passou a ditar o ritmo de jogo. Apesar de ter mais posse de bola, teve dificuldades em levar perigo ao time de Jair Ventura no 1º tempo. Tanto que na saída do intervalo, alguns torcedores protestaram, mostrando, inclusive, notas de dinheiro.
Se já havia sido superior na primeira etapa, o Flu voltou para o 2º tempo ainda mais determinado a reverter o resultado. Pressionando o rival em seu campo de defesa, chegou ao empate aos 16 minutos com Marcos Junior. Aos 42, o esforço foi recompensado com o gol da vitória, de Matheus Alessandro em contra-ataque mortal.
Virada nas estatísticas
Foi a primeira vitória de virada do Fluminense no Brasileirão. Nos outros 14 jogos que saiu atrás no placar, terminou derrotado em nove e ficou no empate nos outros cinco. A última virada, coincidentemente, foi justamente contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, no fim de março: triunfo por 3 a 2 após sair perdendo por 2 a 0.
Virada nas pretensões no Brasileirão?
Com o resultado, o Flu foi a 42 pontos e fechou a rodada a sete pontos do Z-4. Distância maior que os cinco pontos que o separam do sétimo colocado Flamengo, que fecha a zona de classificação para Libertadores. Com um elenco com a moral recuperada nesta reta final de temporada, as pretensões tricolores, que se resumiam a permanecer na Série A até outro dia, podem ganhar um novo horizonte.
As chances de Libertadores ainda são pequenas, mas de uma rodada para a outra passaram a ser relevantes. Segundo o matemático Tristão Garcia, aumentaram de 2% para 6%. E para uma torcida que já viu o time escapar de um rebaixamento com 99% de chances em 2009, tais números não deixam de trazer a esperança de um alento para um ano complicado.
E caso o Grêmio seja campeão da Libertadores e/ou o Fla fature a Sul-Americana, o G-7 pode virar até G-9, tornando a meta mais viável. Restando seis rodadas para o fim do Brasileirão, o Tricolor tem como próximo desafio o Coritiba, no Maracanã, na quinta-feira, dia 9 de novembro. Na sequência, encara Cruzeiro (fora), Corinthians (fora), Ponte Preta (casa), Sport (casa) e Atlético-GO (casa).