Esperado no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira, Michel Araujo está por detalhes de ser confirmado como reforço do Fluminense para a temporada. O meia-atacante defendia o Racing (URU) e o site R37 fez uma análise completa das características e números do atleta atuando pelo clube uruguaio. Confira:
“Depois da confirmação do peruano Fernando Pacheco, o Fluminense está muito próximo de anunciar mais um reforço estrangeiro para seu elenco: o uruguaio Michel Araújo, de 23 anos, é esperado no Rio de Janeiro nas próximas horas para assinar com o tricolor. Como foi o rendimento do atleta em 2019? Qual a real posição do jogador? Confira tudo isso na análise do R37.
Antes de começarmos a análise, é importante fazer uma observação: como o campeonato uruguaio passa por problemas de direitos de televisão, o R37 só teve acesso a 19 das 32 partidas disputadas pelo jogador em 2019. Sendo assim, com exceção do números de partidas, gols e quantidade de cartões, todas as estatísticas acima são referentes apenas aos 19 jogos analisados por nossa equipe. Além dos números, todas as análises em vídeo também serão referentes a essas partidas.
Apesar do rebaixamento do Racing de Montevidéu na última temporada, Michel Araújo conseguiu ser um destaque positivo. Com 6 gols e 4 assistências, o meia-atacante chamou a atenção de grandes equipes do Uruguai.
Atuando como uma espécie de armador pelos lados do campo, Araújo flutua por todo o setor ofensivo, podendo, inclusive, ser improvisado como um falso 9. Para se ter uma ideia, o uruguaio ganhou 35% das bolas aéreas que disputou em 2019.Felippe Cardoso, centroavante contratado pelo Tricolor para 2020, venceu somente 25% dos duelos pelo alto. Por mais que o objetivo inicial não seja usar o meia nesta função, vale destacar a polivalência do jovem. Sendo assim, o novo reforço tricolor foi o grande destaque da equipe de Montevidéu no último ano.
Com 12 boas chances criadas nos 19 jogos analisados, fica claro que o novo reforço tricolor tem uma boa condição de passe. Além da bola parada de qualidade, Araújo consegue achar bons espaços nas defesas adversárias para deixar seus companheiros na cara do gol. E, diferente de Ganso e Nenê, atuais meias do Fluminense, o uruguaio consegue driblar e conduzir a bola em velocidade.
Aproveitando 5 das 12 boas chances de gol que surgiram, Araújo teve um rendimento próximo a de um camisa 9 de ofício. Apostando a maioria das vezes em arremates de fora da área, a tendência é que o uruguaio aumente seus índices de gols atuando em uma equipe mais organizada do que seu ex-clube, rebaixado no ano passado.
Após algumas contratações de qualidade técnica duvidosa, o Fluminense abriu o olho para o mercado sul-americano e começa a fazer apostas interessantes. Com apenas 23 anos de idade, Michael Araújo tem ainda muita margem para evolução e pode ser considerada uma boa aposta da diretoria tricolor. No que pese a dificuldade de adaptação de reforços estrangeiros, o jovem tem tudo para agregar muito ao elenco comandado por Odair Hellmann“.