O Sub-20 do Fluminense está na fase final de preparação para a disputa da Copa São Paulo da categoria. A equipe terá em 2017 o comando do técnico Thiago Gomes, que chegou ao Tricolor no fim de 2016 e logo em sua primeira competição pelo clube, levou os Moleques de Xerém até a semifinal da Copa RS. O início promissor mostra que o treinador tem o perfil ideal para trabalhar na melhor base do Rio.

Apesar da pouca idade, Thiago Gomes possui experiência no meio do futebol. Bastante estudioso, o treinador já trabalhou, dentre outros times, na equipe profissional do Sport-PE, e contou que o bom trabalho desenvolvido pelo Fluminense em Xerém foi fundamental para ele assumir novamente o desafio nas categorias de base.

 
 
 

– Xerém é o mais completo projeto de base do Brasil por tudo que envolve e somado a grandeza do Fluminense, me senti muito motivado em voltar a trabalhar na base e assumir o Sub-20 do clube – disse Thiago Gomes.

Confira a entrevista completa com o técnico Thiago Gomes:

Início de Carreira
“Comecei minha carreira no Internacional, onde fui técnico nas categorias de base e auxiliar técnico do Profissional B quando fiquei por seis anos. Passei pelo Atlético-PR, como auxiliar técnico do time profissional, mas queria voltar a ser treinador e recebi um convite do São José-RS para assumir a equipe Sub-20. Lá, fizemos grandes campanhas e o técnico Osmar Loss me chamou para trabalhar no Sub-20 do Corinthians. Na equipe paulista ganhamos a Copa São Paulo, a Copa RS, que era o brasileiro da época, e Paulista da categoria. Depois, nossa comissão foi para o profissional do Bragantino jogar a Série B. Retornei ao São José depois para trabalhar com a equipe profissional. Deixei de ser auxiliar e voltei para a disputa do Campeonato Gaúcho. Fizemos uma boa campanha e acabei sendo convidado para ser auxiliar técnico do Falcão, no Sport. Lá, me tornei o treinador interino na Copa do Brasil e na semifinal do Pernambucano, onde consegui chegar na final. Quando o Oswaldo de Oliveira assumiu, por ética ao Falcão, pedi demissão. Agora surgiu esta ótima oportunidade de treinar o Sub-20 do Fluminense e estou muito feliz”.

Por que Xerém?
“Xerém é o mais completo projeto de base do Brasil por tudo que envolve e somado a grandeza do Fluminense, me sentir muito motivado em voltar a trabalhar na base e assumir o Sub-20 do clube”.

Primeiras impressões
“A base do Fluminense é muito forte e tudo funciona em harmonia, com integração total e um trabalho diferente do que existe no resto do país. As ciências que envolvem o futebol estão sempre interligadas com o treinador e isso me agrada muito. A comissão técnica do Sub-20 é muito boa e o auxiliar técnico Daniel Pinheiro está me ajudando muito desde a minha chegada e isso tem sido fundamental”.

Copa São Paulo de Juniores
“A Copa São Paulo é uma competição muito forte e estamos trabalhando para realizar bons jogos e dar alegrias aos nossos torcedores. Acredito que o time vai crescer muito na competição, pois temos muitos atletas jovens que vão amadurecer muito ao longo da Copinha. Nosso principal objetivo é preparar os meninos para a equipe profissional”.

Filosofia de jogo
“Vamos respeitar a tradição da base do Fluminense. Vamos tentar ser um time ofensivo, ter posse de bola e também conseguir jogar em transições rápidas. Gosto de montar equipes com sistema defensivo sólido, mas com futebol para frente e que valoriza o talento do jogador brasileiro”.