Conmebol previa ter o estádio 15 dias antes da decisão para prepará-lo (Foto: Marina Garcia/FFC)

Desrespeito. Essa é a forma como o Fluminense enxerga a postura do Vasco em relação ao Maracanã. Durante entrevista ao programa “Seleção Sportv”, o presidente tricolor, Mário Bittencourt, explicou a situação, falando sobre a cautela de Fla e Flu com o gramado do estádio, destacando que nunca deixou de pensar nos outros clubes para usar o espaço, desde que houvesse possibilidade para tal.

– É importante a gente deixar claro que nem o Flamengo, nem o Fluminense, que estão juntos na gestão do Maracanã são contra o Vasco jogar no Estádio. Mas temos compromissos financeiros, de melhor estrutura. O que se nota é que a partir do momento em que o Vasco foi assumido por uma empresa (fundos que compram empresas quebradas), a partir do momento em que o Vasco vira uma SAF, ele passa ter uma postura diferente de outros anos. Vasco no passado, em 2000 e 1998, optou em não atuar lá. Em 2013, Vasco e Botafogo tiveram a chance de entrar na licitação do Maracanã, mas recusaram alegando ter São Januário e Engenhão. Flamengo e Fluminense deixaram, no ano passado, de jogar alguns jogos no Maracanã por conta da manutenção do gramado. O Flamengo impediu a frequente festa de fim de ano de Zico justamente para que o gramado ficasse preservado. Todas as últimas vezes em que o Vasco foi à Justiça pedindo pra jogar no estádio e destruindo o cronograma… aconteceu isso. A gente fez um investimento de R$ 4 milhões no gramado. Nos últimos 10 meses, Flamengo e Fluminense jogaram apenas uma vez um dia após o outro, na Libertadores, porque não temos controle do calendário da Conmebol. As pessoas esquecem que o Engenhão é um equipamento público também, que hoje é controlado pelo Botafogo. O Botafogo botou grama sintética lá. Não sei se vocês sabem, mas nenhuma grande liga do mundo é permitida o gramado sintético, porque querem transformar os estádios em arenas para show. É muito curioso que as pessoas se esqueçam que o Fluminense jogou no Engenhão e em Sao Januário para preservar o seu gramado. Ano passado, ofertamos uma data para o Vasco, contra o Guarani, mas recusaram porque achavam que não era maracanizável. Foram investidos mais de R$ 100 milhões pro Fla e Flu no Maracanã. Mas quando você acha que é jogo maracanizável, entra na Justiça para jogar lá. O Vasco simula um endurecimento da nossa parte, isso não existe. Existe um posicionamento técnico, que Flamengo e Fluminense saíram algumas vezes do estádio. Flamengo e Fluminense jogaram num gramado destruído por causa do Vasco. No ano passado, quando aluguei São Januário, o Vasco para jogar contra o Millionarios (COL). Tirei o jogo de São Januário, levei para o Engenhão e o Botafogo cobrou um aluguel caríssimo e fiz isso pra manter o gramado – comentou.

 
 
 

No último domingo, um dia após o jogo do Fluminense contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, o Vasco conseguiu, por meio de uma liminar, mandar seu jogo no estádio, frente ao Palmeiras, também pela competição mais importante do país.