Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Vasco pode perder pontos por causa de Clayton? Regulamento dá margem para dúvidas

Redação

Uma situação envolvendo bastidores pode polemizar a reta final do Campeonato Brasileiro. Em virtude de uma suposta irregularidade de Clayton, o Vasco está ameaçado de perder pontos na competição. Informa o site Globo Esporte, que dirigentes de clubes envolvidos na luta contra o rebaixamento, ao descobrirem o caso, começaram a trocar mensagens de áudio em aplicativos.

Clayton pertence ao Atlético-MG, mas começou a temporada e o Brasileiro no Bahia. Acabou devolvido ao clube mineiro e, depois, foi repassado ao Vasco. Num ano, um jogador só pode se transferir duas vezes. Neste caso, a volta de empréstimo não é considerada uma transferência. Então, não há irregularidade. Porém, ele só pode atuar por dois no Brasileirão e aí que o regulamento dá margem a dúvidas.

O atacante chegou a jogar pelo Bahia e ficou apenas no banco de reservas em seu retorno ao Atlético-MG. No Vasco, já foi aproveitado. A definição de “atuar”, então, passa a ser determinante para uma eventual irregularidade. Afinal, ao figurar entre os suplentes no Galo, ele atuou ou não?

O artigo 46 do Regulamento Geral das Competições (RGC) diz:

“- O atleta que já tenha atuado por 2 (dois) outros Clubes durante a temporada, em quaisquer das competições nacionais coordenadas pela CBF e integrante do calendário anual, não pode atuar por um terceiro Clube, mesmo que esteja regularmente registrado.”

O artigo IV do próprio RGC define assim o que é “atuar”:

“– Entende-se por atuar o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o seu início ou no decorrer dela ou quando apenado pelo árbitro ou pela Justiça Desportiva.”

O artigo 11 do regulamento específico do Campeonato Brasileiro diz:

“- Um atleta poderá, após o início do Campeonato, se transferir para outro clube da Série A, desde que tenha atuado em um número máximo de 6 (seis) partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez.”

Confira abaixo os possíveis artigos nos quais o caso poderia ser enquadrado!

  • Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.
  • Artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – Deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento:
    PENA (Revogada pela Resolução CNE nº 29 de 2009) ????
    I – de obrigação legal; (AC).
    II – de deliberação, resolução, determinação, exigência, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo do CNE ou de entidade de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado; (AC).
    III – de regulamento, geral ou especial, de competição. (AC).
    PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a 100.000,00 (cem mil reais), com fixação de prazo para cumprimento da obrigação. (AC).
    § 1º É facultado ao órgão judicante substituir a pena de multa pela de advertência se a infração for de pequena gravidade. (AC).
  • 47 –
    § 2º Se a infração for cometida por pessoa jurídica, além da pena a ser-lhe aplicada, as pessoas naturais responsáveis pela infração ficarão sujeitas a suspensão automática enquanto perdurar o descumprimento. (AC).

Tudo sobre o Fluminense reunido no site número 1 da torcida tricolor.

Leia mais