Em parceria, Fluminense e Flamengo têm como oferecer mais jogos, além da garantia momentânea de mais partidas internacionais (Foto: Marina Garcia - FFC)

A discussão pelo uso do Maracanã promete novos capítulos. Informa o site Uol que o Vasco entrou com um processo contra o Governo do Rio. O clube rival tenta liminar que o garanta na concorrência para receber a permissão de uso do estádio contra Fluminense e Flamengo.

Depois de enviar ofício à Casa Civil para a disputa do Termo de Permissão de Uso (TPU) e não receber resposta, o Vasco criou a ação. Atualmente, Fluminense e Flamengo têm a gestão conjunta com o prazo até a próxima segunda-feira, um dia após o Rubro-Negro receber o Cruz-Maltino no Maracanã.

 
 
 

O Vasco deseja participar da concorrência em um consórcio com a WTorre e a Legends.

Até o momento, Fluminense e Flamengo tiveram nove permissões de uso, com 180 dias de vigência, sendo a primeira assinada em 12 de abril de 2019. Esta foi a forma encontrada para o estádio não ficar parado após o rompimento do contrato de concessão com a Odebrecht.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) disse que o governo deveria realizar concorrência para definir a próxima gestão temporária do Maracanã e o edital de licitação recentemente entrou em discussão no órgão. No Vasco, há o argumento que o governo do Rio conduz uma “fabricação de emergência flagrante” para renovar a permissão de uso com a dupla Fla-Flu. Por isonomia, o clube de São Januário defende um chamamento público.

Fluminense e Flamengo possuem uma boa relação com o governo estadual e já fizeram investimentos relevantes para manter o equipamento em uso. Os clubes formaram uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para uma gestão conjunta.