VAR divide opiniões (Foto: Lucas Merçon - FFC)

Desde sua implementação, o VAR (árbitro de vídeo) divide opiniões. Uma das maiores críticas é em relação à demora em determinados tipos de lances e tomadas de decisões. Um exemplo disso é para os impedimentos milimétricos, nos quais os profissionais das cabines precisam paralisar a jogada, traçar linhas para ver o posicionamento exato dos jogadores etc. E as paralisações podem ficar ainda mais longas.

Informa o jornalista Marcel Rizzo, em seu blog no Uol, que uma nova determinação da Fifa, passou a valer em 1º de junho orientando os árbitros de campo a consultarem mais os lances nos monitores em vez de só aceitar algumas orientações dos que estão nas cabines. Isso por que, em pesquisa, a entidade ouviu de muitos torcedores que estava havendo uma transferência de responsabilidade. Em muitos lances, o responsável por comandar a partida de dentro do gramado não era quem de fato estava tomando as decisões. O que não deve acontecer.

 
 
 

Logo, se em determinados momentos a decisão já demora a sair, as paralisações das partidas tendem a ficar mais frequentes.