Valber foi um dos zagueiros mais técnicos de sua geração. Atuou em grandes clubes do futebol brasileiro como o Fluminense, mas viveu seu auge no São Paulo, campeão mundial em 1992 e 1993. Foi dirigiu por Telê Santana, que exigia muito dos jogadores na questão técnica. Em seu retorno ao Flu, o ex-jogador diz que o mestre foi uma inspiração para executar a nova função no Tricolor, de treinador de fundamentos na base:
– Com certeza. Quando cheguei no São Paulo aprendi muito com o professor Telê. Tive a humildade de aprender, não tenho vergonha de falar. Cheguei no São Paulo eu era um jogador e me transformei em outro pelo aprendizado que tive. Ele procurava ensinar mesmo. Todos os atletas do São Paulo aprenderam muito com ele, eram muitas repetições. Alguns atletas tinham dificuldade de fazer o cruzamento, de bater na bola e ele ensinava. A minha obrigação é passar isso aos jogadores da base do Fluminense. Vou me empenhar ao máximo para que eu possa passar o que aprendi ao longo da minha carreira – ressaltou Valber.
Indicado pelo gerente de futebol do Fluminense Alexandre Torres, Valber já trabalha em Xerém deste terça-feira. Sua função será a de orientar, especialmente na prática, os fundamentos tais como domínio de bola, passe, cabeçadas, finalizações e etc.