Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Última atualização: 18/03/2025

Uruguaios fazem reclamação formal à Conmebol sobre xenofobia e abuso da polícia em solo brasileiro

Último caso aconteceu em 2024, com a torcida do Peñarol (URU) no Rio de Janeiro

Os clubes uruguaios fizeram uma reclamação formal à Conmebol alegando que as agremiações do país, bem como os clubes paraguaios e argentinos, sofrem “xenofobia” em solo brasileiro. Além disso, reclamam também do abuso da polícia e de “organizações” brasileiras.

Peñarol foi o último caso emblemático

Na semifinal da Libertadores de 2024, a torcida do Peñarol (URU) veio ao Rio de Janeiro para assistir o duelo do clube contra o Botafogo, no Estádio do Engenhão. Houve muita confusão pelo estado, com confrontos entre uruguaios e os policiais dentro e fora do estádio, nas praias e em outros locais da cidade.

Foto: Reprodução

E o racismo?

Do outro lado, os brasileiros reclamam dos episódios racistas que constantemente acontecem quando os clubes nacionais visitam os países vizinhos. Recentemente, por exemplo, o jovem Luighi, do Sub-20 do Palmeiras, foi vítima de preconceito racial em partida contra o Cerro Porteño (PAR), em Assunção, pela Libertadores da categoria. A Conmebol, como de costume, aplicou uma multa leve e fez “vista grossa” sobre o assunto.