Under Armour e Nike: Uma das duas deve patrocinar o Tricolor

Embora o tema não seja discutido abertamente, dirigentes do Fluminense não estão nada contentes com a parceria entre o clube e a Under Armour (UA). Única equipe grande do país a não ter uniformes lançados no ano passado, em decorrência de atrasos da fornecedora de materiais esportivos, o Tricolor estuda mudar, outra vez, de fornecedora. A quebra da cláusula contratual envolvendo esse tema, divulgada em primeira mão pelo NETFLU poderia ser utilizada como um dos argumentos para um distrato, mas o caminho estaria livre.

O site número 1 da torcida tricolor apurou com pessoas ligadas ao departamento comercial do clube, comandado por Ronaldo Barcellos, que o Fluminense abriu conversas com a Nike, autorizadas pela própria Under Armour, mas sem um final feliz, por ora. A ruptura com a fornecedora atual seria, com o concordância da Vulcabras (que comprou as operações da UA no Brasil). Apesar da preferência do Flu pela Nike, a Umbro, que seria uma espécie de plano B, manifestou o desejo de parceria com o clube verde, branco e grená. O Fluminense, porém, nega as informações.

 
 
 

– Não houve conversa com a Nike e muito menos acerto de saída da Under Armour ou qualquer conversa deste tipo com a atual fornecedora – respondeu a assessoria institucional do Fluminense, após contato do NETFLU a respeito do tema.

É importante frisar que a Nike tem uma péssima impressão do clube das Laranjeiras por conta da gestão Peter Siemsen. O ex-presidente utilizou a empresa para conseguir renovar e ter aumento num contrato com a Adidas. Portanto, qualquer tratativa ligada ao nome do ex-mandatário dificulta tratativas com a Nike, por conta do leilão feito na época. Ocorreu o seguinte: Há quatro anos, Peter se irritou quando a Adidas fechou com o Fla e procurou a Nike. A resposta foi objetiva, salientando que só negociaria se tivesse a garantia que a concorrente não patrocinasse mais o Flu.

O então presidente, Peter Siemsen, concordou e a Nike apresentou uma oferta. O mandatário levou a proposta para a Adidas, que cobriu. Em seguida, Peter avisou aos dirigentes americanos, que, furiosos, abandonaram as conversas. Dali em diante, Fluminense e Nike nunca mais tiveram uma boa comunicação. A proximidade de uma antecipação das eleições, no entanto, pode mudar este cenário.

Desde o rompimento com a Adidas em 2015, o clube das Laranjeiras vem sofrendo com seus parceiros esportivos. Após tomar calote financeiro e ver mal distribuídos seus uniformes através da Dryworld, que o clube processa na Justiça do Canadá, agora é a vez da americana Under Armour não cumprir o combinado e ter problemas similares de distribuição. O uniforme número 3, na cor azul, deve ser lançado oficialmente no próximo dia 27 de janeiro, contra a Portuguesa, da Ilha do Governador, em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca.