(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Na briga para garantir de vez uma vaga na Libertadores, o Fluminense enfrenta o Ceará, na próxima segunda-feira, no Castelão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória assegura o Tricolor na competição, mas o time das Laranjeiras não supera os cearenses em seu estádio há 16 anos. O último triunfo foi por 4 a 1 na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil de 2005, quando o técnico Marcão ainda era volante da equipe.

Está certo que depois disso foram apenas dois jogos que houve no local, mas o Flu perdeu as duas. Foi derrotado por 1 a 0 em 2010 e 2 a 0 em 2019. Porém, independentemente do local, o Tricolor não sabe o que é vencer o Ceará há quase dez anos (ou cinco jogos). O último triunfo foi no dia 29 de outubro de 2011: 2 a 1, pelo Brasileiro daquele ano, no estádio Presidente Vargas.

 
 
 

No caso de 2005, após 2 a 2 na ida da semifinal da Copa do Brasil no Maracanã, o Fluminense fez 4 a 1 no Ceará, no Castelão, e carimbou passaporte para a decisão. O time dirigido por Abel Braga à época tinha a seguinte formação: Kléber, Gabriel, Antônio Carlos, Fabiano Eller e Juan; Marcão, Arouca, Diego Souza e Maicon; Leandro e Tuta, enquanto Lino, Schneider e Rodrigo Tiuí entraram depois. Tuta marcou duas vezes, Diego Souza fez um, e Rodrigo Tiuí completou o placar. Marcão, inclusive, era o capitão do time.

Com 57 pontos, o Fluminense está em quinto lugar no Campeonato Brasileiro. Uma vitória diante do Ceará garante a equipe matematicamente na Libertadores. No primeiro turno, empataram no Maracanã em 2 a 2, coincidentemente, o mesmo placar da ida da semifinal da Copa do Brasil de 2005.