O Fluminense tem como grande objetivo na reta final de 2024 garantir sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de três vitórias consecutivas, o Tricolor acabou derrotado por 2×1 pelo Vitória, no último final de semana, e segue próximo da zona de rebaixamento.
Após a disputa de 31 rodadas, o Flu aparece na 13ª posição, com 36 pontos. No momento, a distância em relação ao Red Bull Bragantino, que abre o Z-4, é de dois pontos.
Qual a pontuação necessária para fugir do rebaixamento?
O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou as contas para fuga do rebaixamento no Brasileirão. De acordo com a UFMG, a linha de corte mais segura é de 48 pontos, o que obrigaria o Fluminense a marcar mais 12 pontos em sete jogos.
Entretanto, o risco de queda com pontuações próximas é muito baixo. Com 47 pontos, a chance de um time ser rebaixado é de apenas 0.007%. Já com 46, o risco reduz para 0.140%.
Com 45 pontos, linha de corte mais apontada nos últimos anos no Brasileirão, a probabilidade de ser rebaixado é de 1,426%, enquanto que com 44 pontos, o risco é de 7,948%.
O alerta é ligado dos 43 pontos para baixo. A UFMG aponta que com 39 pontos, uma equipe tem 100% de chances de queda.