Dono de uma das principais categorias de base do Brasil, o Fluminense vai ser assunto na China Central Television, a CCTV, maior rede de televisão da China, dispondo de vários canais no país. A pauta do conglomerado de canais é “Como e onde surgem os principais jogadores do Brasil”. Em cima disto, Xerém foi visitada nesta sexta-feira por uma equipe do canal asiático.

Importante destacar que o Fluminense foi o único clube visitado oficialmente pelo canal. Além de Xerém, a escolinha de futebol onde Neymar foi revelado e uma peneira, realizada numa favela de São Paulo, foram visitados. Por fim, o olheiro que garimpou Ronaldo Fenômeno também dará uma entrevista ao canal.

 
 
 

A captação de atletas de Xerém é uma referência no Brasil, com um grupo de scout profissional que analisa jogadores por todo o país e nos principais centros da América Latina. De acordo com informações oficiais, os atletas são captados após uma série de estudos e acompanhamento de jogos, aliado a um trabalho integrado com a equipe principal. Os jovens avaliados chegam ao clube e passam por novos testes das comissões técnicas e da diretoria de xerém, antes de serem incorporados nos elencos da base.

Atualmente, dois atletas que tiveram passagem por Xerém fazem sucesso no futebol chinês: o atacante Alan, que participou da campanha do título brasileiro de 2010, e o também atacante Biro Biro, vendido em 2016.