Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp

Treino para Odair na quarentena

Crys Bruno

Oi, pessoal.

Depois do Muricy Ramalho, foi a fez do ex-jogador (e craque), Dodô, mostrar o que todo aquele que é do futebol sabe: Nenê, Ganso e Fred devem jogar juntos.

“O Odair conseguiu até o Fluminense jogar bem alguns jogos aí. Mas faz tempo já. Já dei uma esquecida. Se o Fred chega, o Nenê do jeito que está… Pro futebol que a gente joga hoje, questão do técnico se desdobrar, correr atrás de um esquema. Esses caras se escalam sozinhos”, opinou o artilheiro dos gols bonitos. 

Existem vários sistemas de jogo no futebol exatamente para que se encaixe nele os melhores jogadores que se têm. Não, o contrário!

Assim, é “mole”: você organiza os 10 jogadores de linha e quando se perde para o Figueirense sem o goleiro adversário ser incomodado, culpa-se a má execução do atleta… “Eu ganho. Eles perdem.”

No Fluminense, vítima de maior perseguição e má vontade da mídia e arbitragem, a exigência por um bom futebol, em campo, passa a ser muito maior do que para outros clubes. 

É, por entender isso, que peço mais, sou exigente: não é cobrança; é como estimular um filho ao melhor estudo por saber que as adversidades que ele enfrentará serão maiores que de outros colegas mais protegidos. Desenhei? 

Bem, esse 4-4-2 do Odair não dará com esse grupo, por isso, se o comandante só souber treinar nesse esquema, o Fluminense precisará contratar, ao menos, 2 volantes e até mais um zagueiro que marquem bem para proteção e cobertura dos “craques atacantes”, Gilberto e Egídio…

Recentemente, o NETFLU fez uma sondagem com seus leitores tricolores em que o empate técnico entre várias posições, em caso do clube buscar reforços, chamou bastante atenção. Venceu um meia de criação. 

Nesse 4-4-2 do Odair, o meia é volante por conta da composição da segunda linha de quatro. 

Isso não significa que o comandante esteja errado ou o elenco seja ruim mas, sim, que ele escala o jogador numa posição sem os recursos para exercer as funções dela.

Isto tudo porque o seu sistema, à moda Simeone do Atletico de Madrid, é mais eficaz, quando: se têm volantes e laterais que marcam muito bem, antes de saberem apoiar (Juanfran e Felipe Luis); um meio-campo com volantes ágeis e com pegada (Koke e Gabi) porque descarta um 10 de criação; um atacante veloz (Griezman) e outro, finalizador (Torres).

O elenco 2020 do Fluminense não tem, em seus melhores jogadores, requisitos que encaixe nesse sistema de maneira a perfomar com regularidade.

Pelas características, Yago e Dodi, por exemplo, seriam os volantes que criam, “meias” que chegam. 

Evanilson (ou Fred), tendo ao lado, um incansável companheiro de ataque: o Pacheco ou Wellington Silva.

Enfim, Nenê e Ganso seriam banco. Marcos Paulo, também. “Está de brincadeira ?” (como diz o canhotinha de ouro)!!!!

Portanto, ou Odair muda esse sistema de jogo ou o clube tem que contratar jogadores melhores para seu sistema dar certo e não sofrermos no Brasileirão, incluindo reverter o resultado de Florianópolis e beliscar a final do Carioca.

Antes disso, no entanto, é saber do Hellmann se ele sabe organizar e escalar um time sem ser esse 4-4-2 manjado.

É para o que eu torço já que seria de um custo e benefício maravilhosos para o próprio Odair, a gestão e, claro, nós, torcida.

A conferir.

Bacharel em Direito com Especialização em Gestão Profissional no Futebol pelo Centro Universitário Internacional. Escrevo sobre futebol desde 2009 quando comecei no Jornal da Cidade, Niterói. Com passagens pelo FEA, Flu&Etc e Panorama Tricolor, desarmo melhor que o Richard, cruzo melhor que o Leo, marco melhor que o Airton , lanço melhor que o Jádson, finalizo melhor que o Marcos Jr, corro mais que o Gum e jogo mais que o Pedro. Ops, "esta" foi mentira. Rs.

Leia mais