Jogador que surgiu com destaque no Fluminense ainda em 2022, Alexsander vem sendo pouco aproveitado recentemente. Situação essa encarada com naturalidade por Fernando Diniz. O técnico tricolor destacou a enorme capacidade do volante e recordou que ele teve muitos problemas com lesões. Assim, precisa recuperar gradativamente o ritmo e o lugar no time.
— O Alexsander é um grande talento. Na minha chegada, ele começou (para suprir) a carência na lateral esquerda. Naquele momentos, decidimos que era o momento de segurar o Caio (Paulista), então decidimos dar uma preservada. Depois que Calegari machucou, ele virou titular. Alguns jogos depois, voltou para atuar como segundo volante – disse ao site ge, complementando:
— Quando o Alexsander machucou, ele era um dos três melhores jogadores do time. Talvez o mais importante. Estava voando baixo. Teve a primeira lesão, depois veio a segunda que foi pior do que a primeira. Ele tem sofrido com lesões. Está adquirindo o seu melhor ritmo, a sua melhor forma. Nós esperamos que o Alexsander possa jogar no mesmo nível ou até melhor do que no ano passado.