(Foto: Lucas Merçon - FFC)

De acordo com levantamento da empresa Feng Brasil, os clubes não são suficientemente transparentes com questões envolvendo seus programas de sócio-torcedor. Neste contexto, o Fluminense é apontado como um dos exemplos a serem seguidos na Série A ao lado de Flamengo, Santos, Ceará, Vasco, Atlético-MG, Botafogo, Fortaleza e Sport.

Todos os demais não apresentam em seus veículos oficiais números como, por exemplo, o número de adesões. André Monnerat, diretor de negócios da Feng Brasil, tais ferramentas ajudam a causar engajamento e motivação aos torcedores a se associarem.

 
 
 

— A transparência é sempre importante para o torcedor acreditar no projeto. Além disso, a divulgação dos números de sócios faz o torcedor perceber que tem muita gente como ele decidindo entrar para o programa, pois é muito mais fácil você querer fazer algo quando vê outros como você fazendo. Especialmente em momentos de campanhas, quando começa a haver um crescimento de base, isso pode ajudar a criar um efeito bola de neve que potencializa os resultados. É claro que a decisão de divulgar o número de sócios desta forma passa por muitas coisas e é legítimo cada clube ou empresa decidir se quer ou não abrir para o público sua quantidade de clientes. Mas um programa de sócios depende muito do torcedor comprar a briga do clube, acreditar que aquilo realmente fortalece o time e ver a importância da iniciativa – e essa abertura costuma ajudar a fazê-lo se engajar com os resultados e se perceber participando de algo maior. O grande crescimento do Vasco em 2019, por exemplo, nunca aconteceria sem aquele contador de sócios em tempo real para todo mundo ver – analisou.

Veja o raio-x de como cada clube divulga seu plano de sócio-torcedor:

Atlético-MG: programa Galo na Veia tem 57.444 inscritos, com planos a partir de R$ 10,00 por mês.

Atlético Goianiense: Não tem informações sobre o sócio-torcedor na página oficial do clube.

Athletico-PR: programa Sócio Furacão tem planos a partir de R$ 75,00 por mês, mas omite o total de sócios no site oficial.

Bahia: o programa Sócio Esquadrão tem planos a partir de R$ 17,50 por mês, e de R$ 10,00 por mês para crianças, mas omite o total de sócios no site oficial.

Botafogo: o plano Sou Botafogo tem 29.035 inscritos, com planos a partir de R$ 14,90 por mês.

Ceará: o programa Sócio Vozão tem planos a partir de R$ 14,00 por mês, com pouco mais de 22 mil sócios.

Corinthians: o Fiel Torcedor tem planos a partir de R$ 17,50 por mês, mas não informa o total de sócios no site oficial.

Coritiba: o programa Sócio Coxa Branca tem planos a partir de R$ 50,00 por mês e omite o número de inscritos.

Flamengo: o programa Nação divulga 67.528 inscritos, com planos a partir de R$ 23,90.

Fluminense: o programa tem 34.475 inscritos, com planos a partir de R$ 9,90 por mês.

Fortaleza: o programa tem 20.587 inscritos, com plano anual a partir de R$ 389,94.

Goiás: o plano Sou Verdão tem planos a partir de R$ 9,33 por mês, mas não informa o total de sócios no site oficial.

Grêmio: o programa tem planos a partir de R$ 35,00 por mês, mas não informa o total de inscritos.

Internacional: tem planos a partir de R$ 10,00 por mês, mas não informa o total de inscritos.

Palmeiras: o sócio-Avanti tem planos a partir de R$ 9,99 por mês com promoções para reverter em créditos na loja oficial do clube e para ingressos, mas omite o total de inscritos.

Red Bull Bragantino: anunciou no final do mês de outubro que lançaria o programa de sócio-torcedor.

Santos: o programa Sócio Rei tem 22.803 inscritos, com planos a partir de R$ 27,00 por mês.

São Paulo: o pagamento anual no cartão de crédito, em até 12x iguais e sem juros, ou débito automático no valor de R$144,00, sem total de sócios.

Sport: o programa de Sócio tem 23.961 inscritos, com planos a partir de R$ 27,00 por mês.

Vasco: o programa Sócio Gigante tem 83.829 inscritos, com adesões a partir de R$ 14,98, com opções para quem mora fora do Rio.