Ponto forte do Flu há bastante tempo, os Moleques de Xerém tem todo o apoio da torcida e sempre que entram cumprem muito bem o seu papel. No Campeonato Carioca de 2021 não têm sido diferente.
Nas duas primeiras rodadas, o Fluminense usou sua equipe sub-23 composta pela maioria dos jogadores da base, os resultados não foram positivos e com duas derrotas sob o comando de Ailton Ferraz, Roger Machado estreou contra o Flamengo. O treinador do profissional vem utilizando bastante a garotada, seja iniciando entre os titulares ou vindo do banco. Quem tem se destacado bastante é Gabriel Teixeira e outro que vem muito bem é o atacante Kayky, além das figurinhas mais carimbadas como John Kennedy, Calegari, Martinelli e Marcos Felipe.
Um dado muito interessante é que dos sete gols do Tricolor das Laranjeiras no Carioca, 100% deles tiveram participação direta de algum jogador revelado em Xerém.
Na vitória contra o Flamengo, Igor Julião, jogador revelado pelo Flu, marcou o único gol da vitória contra os rivais. Também foi dele a assistência para o gol de Ganso na vitória contra o Bangu em São Januário. Na partida contra o Boavista, Julião teve mais uma participação importante. Ele foi o responsável pela construção da jogada do gol de Yago. Foi do camisa 21 o cruzamento para a área que contou com o desvio da defesa antes de parar nos pés do volante que marcou o seu gol.
Ainda contra o Boavista, Roger promoveu uma mexida que tirou o tetracampeão brasileiro do sufoco e fechou o caixão do adversário. Kayky e John Kennedy, duas joias da base, entraram no fim para resolver a partida. O primeiro deu um belíssimo passe para o segundo que saiu na cara do gol para marcar o segundo da partida.
Por fim, na partida contra o Volta Redonda, o ídolo Fred marcou os dois gols tricolores do jogo, mas os jovens tiveram papel primordial nos lances. A começar pelo primeiro, em jogada de Luiz Henrique pela direita, Martinelli infiltrou na área e deu uma bola para o camisa 9 só empurrar para as redes. Já o segundo gol contou com a participação de Gabriel Teixeira e Kayky que entraram na segunda etapa. O “melhor sub-17 do mundo” construiu boa jogada pela direita e cruzou no segundo poste para Teixeira que tentou finalizar para o gol, mas a bola bateu no travessão, acabou que saiu um passe para Don Fredón balançar as redes.