Em julgamento realizado na tarde de terça-feira, o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) decidiu manter a liminar que garantia Cabofriense e Nova Iguaçu, os dois clubes rebaixados para a segunda divisão do Carioca, na Série A do Estadual de 2021. Foram cinco votos a favor da manutenção das equipes, para não haver rebaixamento e 2020.
Dessa forma, o Carioca de 2021 será disputado com dois clubes a mais (18 agremiações) entre as fases de seletiva e finais. Serão elas as mesmas 16 desse ano e mais as duas equipes que subirem da Série B para a primeira divisão. Na defesa, o advogado Alberto Macedo lembrou que o momento é de exceção por conta da pandemia do coronavírus.
– A Ferj entende o momento de exceção. Por isso está atenta a cumprir qualquer decisão desse tribunal e vai fazer com que todos que tenham direito de participar da Série A em 2021. Aqueles da Série B1 e os participantes deste ano, do primeiro ao décimo sexto colocado. A Ferj garante que todos vão participar. Que o regulamento vai ser adaptado para abranger, sem prejuízo daqueles que vierem da B1 – disse o representante da Ferj.
TJD-RJ decide que Carioca 2020 não terá rebaixados e número de clubes em 2021 será maior
Torneio será disputado com 18 agremiações em 2021