(Foto: Mailson Santana/FFC)

Após a saída do técnico Abel Braga, que pediu demissão, o Fluminense contratou Marcelo Oliveira e iniciou uma reformulação. O novo comandante promoveu mudanças e a primeira delas foi o esquema: saiu o 3-5-2 e entrou o 4-4-2. Além disso, o treinador apostou na mescla entre veteranos e jovens para escalar o Tricolor.

Titular com Abel Braga e um dos jogadores que mais entraram em campo no ano, o volante Richard perdeu espaço com a chegada do novo treinador, que apostou na experiência de Airton. O jogador teve poucas oportunidades desde que desembarcou nas Laranjeiras, já que buscava recuperar a forma física.

 
 
 

A chegada de Marcelo Oliveira e outros reforços reabriu a luta por vagas no Fluminense durante a Copa do Mundo. Além de Richard, que era titular indiscutível com Abel Braga, outro que perdeu espaço foi o zagueiro Renato Chaves.

Richard chegou ao Fluminense em agosto de 2017 e foi titular em 27 dos 32 jogos disputados pelo Flu na temporada. O volante, de 24 anos, ao lado de Gilberto, é o terceiro jogador mais utilizado em 2018, perdendo apenas para Sornoza e Jadson, que seguem soberanos no setor mesmo após a chegada de Marcelo Oliveira.