A Seleção Brasileira se prepara para a Copa do Mundo da Rússia e, para ir em busca do hexa, conta com a ajuda de uma “lição de casa” passada aos clubes. Mais especificamente dos departamentos de análise de desempenho de 19 times.
Fernando Lázaro, coordenador do Centro de Pesquisa e Análise da CBF, teve a ideia de solicitar a ajudar dos clubes que disputavam a elite do Campeonato Brasileiro de 2017, exceto pelo Flamengo, que pediu uma “dispensa” por ter perdido alguns de seus funcionários para a base da Seleção.
Por meio de sorteio foi definida a responsabilidade de cada equipe. O Fluminense ficou encarregado de analisar a seleção mexicana, que vem trazendo dificuldades ao Brasil em confrontos recentes. Avaí, Sport e Grêmio acabaram com os adversários da primeira fase do Mundial, Costa Rica, Sérvia e Suíça, respectivamente.
Dos 31 possíveis rivais da Seleção Brasileira, apenas as equipes sul-americanas não foram analisadas pelos clubes, já que a comissão técnica entendeu que já haviam sido bem estudadas para a disputa das Eliminatórias. Veja a lista com a “responsabilidade” de cada clube na Copa.
TIME SELEÇÃO
Atlético-GO – França
Atlético-MG – Rússia
Atlético-PR – Islândia e Coréia do Sul
Avaí – Costa Rica
Bahia – Irã
Botafogo – Suécia
Chapecoense – Inglaterra
Corinthians – Panamá e Arábia Saudita
Coritiba – Bélgica
Cruzeiro – Polônia e Croácia
Fluminense – México
Grêmio – Suíça e Marrocos
Palmeiras – Dinamarca e Tunísia
Ponte Preta – Espanha
Santos – Portugal
São Paulo – Alemanha e Austrália
Sport – Sérvia
Vasco – Nigéria e Egito
Vitória – Senegal