Na preparação para as Copa RS e São Paulo, o time sub-20 do Fluminense prestigiou, no último domingo, no Rio de Janeiro, um dos principais eventos de MMA do Brasil, o Shooto em sua 78ª edição. Por lá, conversaram com o técnico de lutas Dedé Pederneiras, conceituado no ramo e treinador de vários campeões.
– A luta de elite tem muitas características parecidas com o futebol na parte mental e na preparação. Temos muita coisa para aprender com eles. A disciplina, o foco, a concentração, o controle no momento de pressão, o equilíbrio mental, tudo isso são coisas que podemos e devemos aplicar melhor no futebol. Um erro de concentração, de estratégia pode te levar a lona, assim como um erro no futebol, na bola parada, pode fazer você sofrer um gol decisivo. Aproveitamos a oportunidade de estarmos conhecendo de perto o Dedé Pederneiras, que é um treinador de campeões. Ele conversou com os meninos e se comprometeu a ir em Xerém dar uma palestra para todos os nossos atletas – falou o técnico Leo Percovich, para em seguida completar:
– O suor e o sacrifício dos atletas da luta, que mesmo em dificuldades não se deixam abalar é algo que podemos rever nos nossos conceitos do futebol. Foi uma experiencia muito importante, um exercício de treinamento muito bom e que também serviu para melhorar ainda mais o ambiente fora de campo.