Por Leandro Dias
O Fluminense enfrentou dois adversários neste domingo, no Maracanã. O Flamengo e Sandro Meira Ricci. O time foi Guerreiros passou por cima de ambos e conseguiu uma vitória com autoridade por 3 a 2. Fred, duas vezes, e Pará (contra) fizeram para o Flu. Alecsandro e Eduardo da Silva descontou. Meira Ricci expulsou Giovanni de forma absurda no segundo tempo, tentou complicou a vitória tricolor, mas não conseguiu.
Flamengo e Fluminense fizeram um primeiro tempo movimentado e equilibrado. Logo aos cinco minutos, a história do jogo começou a tomar seu rumo com pênalti de Pará em Vinícius. Fred cobrou com categoria, no cantinho direito do goleiro Paulo Vitor.
Com vantagem no marcador, o Tricolor adotou a estratégia de esperar o rival. Todos ficaram atrás da linha de bola. O meio-campo soube controlar bem a partida e o Fla não conseguia criar. Mas o time de Enderson Moreira não tinha velocidade para puxar o contra-ataque .
O segundo gol só poderia sair através da troca de passes e foi assim que aconteceu. Gerson avançou, esperou Renato passar no tempo certo, e, novamente, Pará decidiu a favor do Flu. Antes de o cruzamento chegar em Fred, o lateral pôs para dentro: 2 a 0 Flu.
Se a equipe tricolor já esperava o Fla na defesa, a retranca ficou ainda maior com a vantagem de dois gols. Para qualquer desavisado, o jogo estava no fim, com o Fluminense defendendo a vantagem e o time da Gávea tentando de qualquer jeito diminui. Acabou acontecendo.
Em falha de posicionamento de quase toda a defesa, Armero passou como quis por Gum e cruzou na cabeça de Alecsandro. O centroavante subiu mais do que Giovanni e diminuiu. O arquirrival pressionou, tentou o empate e, àquela altura, o ideal era de que o primeiro tempo encerrasse rapidamente.
Os 45 minutos finais começaram com gol do Fluzão. Em linda jogada envolvendo, Vinícius, Gerson e Fred, o centroavante marcou mais uma vez. O camisa 29 lançou Gerson, que deu um corte seco em Armero e rolou na bola para o capitão ampliar.
A partir daí, Sandro Meira Ricci quis tomar para si a atenção do clássico. Logo depois do terceiro gol, o árbitro expulsou Giovanni de forma equivocadíssima em falta que não merecia sequer cartão amarelo.
O Flamengo atacou o segundo tempo inteiro. E, além do árbitro, Enderson Moreira contribuiu ao tirar Vinícius, um dos melhores da equipe. O rival continuou pressionando, chegou ao segundo gol aos 41 minutos, mas o Flu superou tudo e todos e conseguiu uma importante vitória.