(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Hoje no Vasco, Vanderlei Luxemburgo foi um dos palestrantes na Brasil Futebol Expo, evento organizado pela CBF em São Paulo. Questionado a respeito de Paulo Henrique Ganso, cobrado recentemente pela torcida do Fluminense, o técnico saiu em defesa do apoiador, com quem trabalhou no Santos. Na visão do treinador, que também já treinou o Tricolor, o meia tem uma qualidade muito acima da média.

– Eu acho uma covardia o que fazem com o Paulo Henrique Ganso, de dizer que ele é um péssimo jogador, que ele não joga o futebol moderno. Onde é que é esse futebol moderno, que eu não consigo encontrar? Ele é gênio! – disparou.

 
 
 

Ao ser perguntado por que Ganso é gênio, Luxemburgo continuou:

– Por que que ele é gênio? Quando o campo é muito grande pra ele correr, dar pique pra direita, dar pique pra esquerda e marcar volante, ele perde a capacidade de raciocínio aonde ele é melhor, que é próximo da área. Eu tenho que fazer com esse atleta, e eu fiz isso com o Alex (campeão da Tríplice Coroa com Luxemburgo no Cruzeiro), que meu time conduza pra próximo da área, onde vai ter 13, 14, 15, 16 jogadores, mas só ele enxergue um lance diferente, porque ele é gênio. Mas aí bota o cara pra correr pra direita, pra esquerda, pra marcar volante…Se volante fosse bom, ele não seria volante, seria atacante.