(Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC)

Roger Machado falou após a derrota para o América-MG, a terceira consecutiva do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Ao comentar sobre a proposta de jogo, o treinador admitiu que o seu time é projetado para ser muito seguro na defesa e com poucas chances de gol. Em função disso, os jogadores precisam ser letais.

– As oportunidades que nós criamos não serão muitas, temos que ter a eficiência e competência na hora de empurrar a bola para o gol. Dependendo do jogo, da capacidade do adversário, impede que a gente consiga ter esse sucesso – declarou Roger.

 
 
 

A explanação do técnico é explicada através dos números. No Brasileiro, o Flu marcou apenas 10 gols em 14 partidas, média de 0,71 por jogo. É o terceiro pior ataque da competição, empatado com o Juventude. Apenas Grêmio e Sport marcaram menos que o Flu. Por outro lado, tem a segunda melhor defesa, com 13 gols sofridos, empatado com o Ceará, atrás de Atlético-MG e Sport.

Outros números, obtidos pelo Sofascore, comprovam a baixa vocação ofensiva do time. Tem números modestos em posse de bola, toques para marcar gol e chutes pra balançar a rede. Veja:

1º em mais pênaltis cometidos (4)
15º em posse (46.6%)
16º em toques p/ marcar gol (827)
16º em chutes p/ marcar gol (11.4)