Cristóvão Borges não concorda com as críticas sofridas por Fred por sua participação na Copa do Mundo e sai em defesa do atacante do Fluminense. O técnico tricolor condena a cultura de se procurar um culpado por tudo que dá errado e vê o camisa 9 sendo responsabilizado sozinho como há houve com outros jogadores.
– Os jogadores brasileiros são de alto nível, de qualidade, são desejados pelos melhores centros do mundo. Eu acho que todo mundo fica preocupado, estarrecido, quando acontece uma tragédia. Mas a dificuldade não veio agora na Copa. Já faz tempo. De vez em quando acontece uma coisa que chama atenção e todo mundo presta atenção só nesse momento. Não procuram analisar, avaliar, de uma forma crítica. Por exemplo, parece que se seleção estivesse sem o Fred seria campeã, o que é uma coisa muito injusta. Nós, profissionais do futebol, teríamos que saber analisar uma coisa mais justa, correta, porque precisamos disso. Está se falando muito no Fred e aí, nós já tivemos alguns exemplos assim como o Barbosa, Dunga, Julio Cesar, aí a gente vai esquecer o que aconteceu, uma análise profissional do que tem de acontecer. Tem muita coisa para corrigir e não é de agora. Mas nem todo mundo que fala tem conhecimento para falar direito. Todo mundo precisa se corrigir, melhorar: dirigente, treinadores, clubes, quem analisa também. Precisa estudar um pouco, ter conhecimento para fazer as avaliações corretas. Isso é injusto e até irresponsável – comentou, complementando:
– Espero que seja diferente. Fico triste não só porque ele é meu jogador, mas porque ele está sendo responsabilizado. Parece que o problema do Brasil é o Fred, porque é simples, mais fácil, muita gente vai se esconder atrás disso. Injusto, altamente injusto e irresponsável. Tem muita gente que sabe disso, que nos cercam, que sabem dessas coisas. É de uma injustiça muito grande o que fizeram e estão fazendo com ele.