O Super Mundial de Clubes da Fifa, marcado para o ano que vem, nos Estados Unidos, pode estar sob risco de não acontecer. Pelo menos é o que dá a entender o técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid (ESP). De acordo com o italiano, o valor oferecido pela entidade não agrada e o clube espanhol, assim como outros europeus, recusarão o convite.
— O Real Madrid não irá ao Mundial de Clubes. A Fifa pode esquecer isso. Jogadores de futebol e clubes não participarão desse torneio. Um único jogo do Madrid vale 20 milhões (de euros – R$ 114,8 milhões na cotação atual), e a FIFA quer nos dar esse valor para todo o torneio. Negativo. Assim como nós, vários clubes vão rejeitar o convite — afirmou em entrevista ao Il Giornale, da Itália.
Campeão da Libertadores no ano passado, o Fluminense está classificado para jogar a competição em 2025. Palmeiras, Flamengo e River Plate (ARG) são os outros sul-americanos garantidos (falta uma vaga para o continente ainda a ser definida).
De acordo com o jornal AS, da Espanha, fontes do Real Madrid confirmaram a palavra de Ancelotti. “Ancelotti fala em nome do clube”, disseram, por exemplo. “É um torneio fantasma”.
O problema é que a Fifa, segundo a publicação, prometeu um valor fixo inferior ao que seria gasto para manter a equipe nos Estados Unidos por um mês, conforme a duração do torneio. Dirigentes merengues avaliam que “ainda não há nada sólido” sobre a competição. Ainda segundo o AS, as fontes garantiram que nem sequer os direitos televisivos foram vendidos até o momento. As mesmas, porém, veem “boa predisposição” para solucionar o entrave por conta da importância do evento e o investimento da entidade máxima do futebol mundial nele.