Preguinho conquistou 55 títulos pelo Fluminense

João Coelho Netto, o Preguinho, virou livro. “Preguinho – Confissões de um Gigante”, de Waldir Barbosa Junior, conta a história do ídolo tricolor, atleta de oito modalidades esportivas, detentor de 387 medalhas e 55 títulos.

O material para a produção da obra literária é herança do pai do escritor, Waldir Barbosa.

 
 
 

– Meu pai foi apresentado ao Preguinho por Otávio de Faria, que foi dirigente do clube. Então, ele passou a colher depoimentos do ex-atleta, em sua casa, que ainda era na Rua Coelho Netto. Fui com ele algumas vezes e essa série de entrevistas durou um ano. Depois, meu pai teve problemas com Otávio, que fez muitas modificações que não o agradaram. Então, ele, que Preguinho chamava por “meu caro Barbosa”, ficou melindrado e não mexeu mais nos textos produzidos com sua velha máquina de escrever – explicou Waldir Junior.

Preguinho, filho do famoso escritor Coelho Netto, nasceu em 8 de fevereiro de 1905. Foi atleta de futebol, vôlei, basquete, pólo aquático, saltos ornamentais, natação, hóquei e atletismo. Como jogador de futebol marcou 156 gols pelo Fluminense e é o 7º maior artilheiro da história tricolor.