A briga da Portuguesa para permanecer na primeira divisão promete se prolongar ainda mais. Nesta terça-feira, a equipe, que escalou um atleta irregular na última rodada do Brasileirão de 2013, o que lhe rendeu uma punição de quatro pontos, pelo STJD, oficializou que vai entrar na Justiça Comum. Na ocasião, a decisão foi tomada por unanimidade em reunião do Conselho Deliberativo do clube nesta terça-feira.
De acordo com o portal Uol Esportes, o vice-presidente jurídico da Lusa, Orlando Cordeiro de Barros, afirmou que a ação já está pronta. Um dos argumentos utilizados será a violação ao Estatuto do Torcedor, pela não publicação da suspensão de Heverton, mas haverá outros ainda não divulgados.
Cordeiro de Barros leu na reunião todas as possibilidades de punição aplicáveis pela Fifa e pela CBF pela medida – elas podem chegar até a desfiliação do clube.
– É preciso estarmos conscientes do custo que isso pode representar para a Portuguesa – explicou.
Vale lembrar que a maior entidade do futebol, a FIFA, costuma punir de maneira pesada os clubes que não respeitam a soberania dos tribunais esportivos. Entrando na Justiça Comum, a Lusa corre o risco de ser excluída de competições e sofrer sanções da CBF.