A manhã deste sábado (08/07) foi de festa para a equipe Sub-9 do Fluminense. Embalados pela vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no Estádio Vale das Laranjeiras, os Moleques de Xerém voltaram a enfrentar o rival, no CT das Vargens, para decidir o primeiro turno da Taça Edilson Silva. A igualdade em 1 a 1 no segundo e decisivo clássico da final deu ao Tricolor o título invicto da Taça Guanabara contra o Rubro-Negro.
A molecada, logo no início, saiu na frente do adversário no marcador, sofrendo o empate apenas no fim do jogo. O lateral-esquerdo Matheus Medeiros balançou a rede para o Flu.
Líder da fase de grupos da competição, o Fluminense avançou às quartas de final com dez vitórias e um empate, totalizando 31 pontos. Foram 45 gols marcados e três sofridos. Depois de superar o Americano por 1 a 0, os Moleques de Xerém eliminaram o Vasco na semi com o placar agregado de 8 a 1.
Dono da melhor defesa da disputa, o Tricolor teve também o artilheiro do torneio. Coube ao centroavante e capitão Gabriel Filipe, autor de 15 gols, assumir o posto. O clube ficou ainda com o vice-campeonato da Taça Edilson Silva Sub-10 e do Metropolitano Sub-13.