(Foto: Mailson Santana - FFC)

Fora da Libertadores, o Fluminense terá na Sul-Americana sua chance de título internacional na temporada de 2022. O sorteio acontecerá na próxima sexta-feira, dia 25 de março, e o Tricolor está no pote 4. Lembrando que apenas o líder de cada chave avança para as oitavas.

Como o Fluminense não pode ter outros brasileiros em seu grupo, já que o regulamento não permite times do mesmo país na chave, há cinco opções do pote 1 que podem cair com o Tricolor, sendo três argentinos. São elas: Independiente (ARG), Racing (ARG), Lanús (ARG), LDU (EQU) e Junior Barranquilla (COL).

 
 
 

Em um exercício de imaginação, vamos conjecturar alguns cenários:

Cenários “otimistas”

O Fluminense pode formar um grupo, por exemplo, com Lanús (ARG), Melgar (PER) e 9 de Octubre (CHI). Entre os argentinos, o Lanús é aquele de menos tradição, o que não quer dizer que não poderia trazer problemas para o Time de Guerreiros em um eventual confronto.

Outra possibilidade que pode ser considerada interessante para o Tricolor é Junior Barranquilla (COL), Montevideo Wanderes (URU) e Metropolitanos (VEN). Outras opções como La Guaira (VEN), Oriente Petrolero (BOL) e Ayacucho (PER) também não são ruins, embora tenha que se levar em consideração o fator altitude.

Cenários “pessimistas”

Do outro lado da moeda, o Fluminense pode formar um grupo com pelo menos uma “pedreira” e adversários enjoados de tradição em torneios continentais ou de altitude. Um cenário possível é Independiente (ARG), Jorge Wilstermann (BOL) e River Plate (URU), por exemplo, com a tradição do argentino e a altitude do boliviano.

Outra chave considerada complicada poderia ser Racing (ARG), Independiente Medellín (COL) e Ayacucho (PER), que também soma tradição e altitude. Falando em altitude, a LDU (EQU) é outra que pode atravessar o caminho tricolor novamente, além de clubes como Defensa Y Justicia (ARG) e Unión (ARG).

Veja os potes e monte o seu cenário ideal: