Soltem o Calazans!

Nobres tricolores,

 
 
 

curto meus últimos dias de férias no Uruguai e, por isso, não assisti à estreia do Fluminense no Brasileiro. Acompanhei a visão de jogo e atuações no NETFLU, bem como os comentários nas redes sociais e melhores momentos. Vos digo que cada vitória merece ser comemorada como a última. Temos um time competitivo, mas um elenco fraco. E a perspectiva não é das melhores.

Reforços, com R maiúsculo, não devem vir e a possibilidade de perdemos um ou alguns titulares permanece. Mas volto ao espaço focado em debater sobre a estranhíssima opção de Abel Braga em não relacionar Marquinhos Calazans.

Após o jogo, nosso treinador, o principal acerto desta gestão até aqui, explicou, enfim, a não utilização do jovem. Um pouco irritado por estar sendo indagado pela situação de um reserva, Abel diz que Renato treina nas duas laterais e, por este motivo, Calazans tem sido preterido.

Ora, Renato não agrada nem na direita. Imagine do outro lado, com o pé trocado? Abelão, que tem sido tão f… quanto o Fluminense neste primeiro semestre pelo que se imaginava em janeiro, também vinha elogiando Maranhão e Osvaldo pelos treinamentos. Mas o jargão do futebol não falha: treino é treino, jogo é jogo.

Deixei o tema passar porque no Estadual e Sul-Americana o limite é de sete jogadores no banco. Mas nas competições nacionais como o Brasileiro, onde até 12 atletas podem ser alternativa, não poderia me manter em silêncio. Até porque o Fluminense corre o risco de perder uma de suas gratas surpresas em 2017.

Mesmo em “vacaciones”, não deixo de ser jornalista. Nem quando quero, me despreocupando com o que se passa no Rio ao me deliciar com um belo asado uruguayo e dulce de leche de sobremesa. As notícias surgem e, mesmo a 2.300 km do Rio, chegam até aqui. Calazans despertou o interesse de Criciúma e Internacional. O Fluminense recebeu propostas de empréstimo dos dois clubes. Se continuar sendo preterido pelo treinador tricolor, provavelmente, o veremos na Série B. E ainda ficaríamos sem um reserva para o esforçado, promissor, mas inseguro Léo.

Temos vários jogadores que atuam pelo lado do campo. Hoje, o titular Richarlison vive má fase. Marcos Júnior já mostrou que não deve se tornar o esperávamos. A melhor opção de velocidade no elenco, embora tenhamos em quantidade, é o negrinho veloz e insinuante.

Não faz sentido relacionar todo jogo uma peça como Marquinho, que entrega pouco pelos R$ 350 mil que recebe (ou deveria receber), e relegar Calazans que, junto com Wendel e Wellington, são o que de melhor aconteceu nestes primeiros cinco meses do ano. Corremos o risco de perder mais uma boa revelação de Xerém por um capricho.

Abel Braga está na história do Fluminense. Como gosto desse cara! Tem personalidade, vê o clube do tamanho que ele  tem e “fede” a título. Mas será fritado pela turma da mediocridade se continuar preferindo atletas limitados, que pouco entregam, a quem, de verdade, tem algo a oferecer.

Marquinhos Calazans não é uma sumidade. Mas um dos poucos do fraco plantel capaz de mudar o desenho de uma partida. Num futebol de tantos toques horizontais, a revelação tricolor faz o diferente. Domina e parte para cima, buscando a linha de fundo, com objetividade, mas sem afobação como o titular Richarlison.

A situação de Calazans deverá ser definida nesta semana. Se preterido, podemos dar adeus ao garoto. Principalmente se atuar no Inter, que, acredito, seria a escolha do atleta, pela grandeza. O resultado disso já sabemos: o garoto sairá como vilão, o pintarão de mercenário e perderemos mais uma revelação, se bobear, a preço de banana.

Esqueça Marquinho, Renato, Maranhão e outros que chegaram ao ápice como atletas, Abel. Dê chance a quem merece.

– Comovente a entrega de Henrique Dourado

– Tem um salário absurdo, mas é impossível não reconhecer a luta dele

– Se não recebesse tanto, seria uma boa adição para o elenco

– Mas não é solução para a posição

– Richarlison precisa ser muito orientado. Como escolhe mal as jogadas!

– Quando Scarpa estiver 100%, sacaria o jogador supracitado

– Wendel, a melhor revelação do Fluminense desde o lateral Marcelo

– Que Wellington volte à boa fase. Precisamos!

 

Siga-me no twitter: @LeandroDiasNF