Thiago Santos
(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Mano Menezes chegou ao Fluminense com a equipe em situação caótica no Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe respira na luta contra a zona de rebaixamento e, além de ter deixado o Z4, ainda abriu uma vantagem. Muito disso se explica por conta da evolução defensiva da equipe. Afinal de contas, sob o comando do técnico, o Tricolor é o time menos vazado da competição (levando-se em consideração da 14ª rodada para a frente, como mostra levantamento do site ge).

Sob o comando do treinador, o Fluminense levou nove gols em 16 partidas. A média é de 0,56 por jogo. O Tricolor foi vazado contra Internacional, Fortaleza, Criciúma, Vasco (dois), Juventude (dois), Botafogo e Atlético-GO.

 
 
 

Confira abaixo os números defensivos dos times no Brasileiro desde a estreia de Mano Menezes no comando do Fluminense:

Fluminense – 9 gols contra (GC)
Palmeiras – 11 GC
Botafogo – 12 GC
Cruzeiro – 13 GC
Fortaleza – 16 GC
São Paulo – 16 GC
Vasco – 16 GC
Bahia – 18 GC
Internacional – 18 GC
Flamengo – 20 GC
Cuiabá – 20 GC
Juventude – 22 GC
Atlético-MG – 22 GC
Bragantino – 22 GC
Criciúma – 24 GC
Vitória – 24 GC
Athletico-PR – 24 GC
Grêmio – 25 GC
Corinthians – 25 GC
Atlético-GO – 28 GC

*Obs.: as estatísticas de Internacional, Grêmio, Vitória, Bragantino, Juventude e Palmeiras não contabilizam possíveis gols sofridos na rodada 30, visto que os times ainda entrarão em campo neste fim de semana.

Depois de vencer o Flamengo por 2 a 0, na última quinta-feira, o Fluminense chegou ao 15º lugar. Soma 33 pontos, dois a mais que o Athletico-PR, que abre o Z4. A 30ª rodada segue em andamento, mas o Tricolor não pode ser ultrapassado por ninguém.