Com 84 gols em dois anos de Fluminense até aqui, Germán Cano fechou sua segunda temporada como maior artilheiro do futebol brasileiro. Em 2022, marcou 44 vezes. Já em 2023, foram mais 40. Um dos argumentos que torcedores rivais mais gostam de utilizar para depreciar os números do artilheiro são que o argentino só marca gol nos Estaduais contra times mais fáceis. Será mesmo?
Os números provam que não. Dos 84 gols de Cano com a camisa verde, branca e grená, apenas 13 foram sobre times considerados pequenos do estado do Rio, o que representa pouco mais de 15% dos gols do camisa 14. Foram quatro gols marcados no Audax e no Volta Redonda, três gols na Portuguesa e dois no Bangu. Houve ainda outros dez gols no Carioca, mas contra os três principais rivais.
Germán Cano deixou sua marca três vezes contra o Vasco, uma vez contra o Botafogo e seis vezes contra o Flamengo, sua principal vítima, no Estadual. Cinco gols no Fla foram em finais (em 2022 e 2023) e o outro restante ajudou o Tricolor a também levantar uma taça: a Guanabara, em 2023.