Fernando Diniz acertou renovação com o Fluminense recentemente por dois anos (Fotos: Marcelo Gonçalves/FFC)

A seleção brasileira deu adeus à Copa do Mundo no Catar nas quartas de final. Foi derrotada, nos pênaltis, pela Croácia. Antes mesmo do Mundial, Tite já havia afirmado que sairia depois. Por mais que não seja o mais cotado, Fernando Diniz tem seu nome especulado e ganha certa força com o lobby e elogios públicos de nomes importantes no futebol nacional, como o ex-jogador Ronaldo, o craque Neymar e o zagueiro Thiago Silva. Mas como o Fluminense encara isso? O site ge responde tal pergunta em reportagem nesta segunda-feira.

Nos bastidores do clube o cenário, informa o portal, é de tranquilidade. Mesmo com a Copa do Mundo em andamento, Fernando Diniz assinou a renovação de contrato até o fim 2024. Ele poderia, por exemplo, ter esperado o Mundial para ver se seu nome ganhava força. Não o fez. O treinador recusou ofertas maiores como de Corinthians e Atlético-MG. O comandante, mesmo de férias com a família em São Paulo, participa ativamente do planejamento.

 
 
 

O Fluminense também se precaveu. Há uma multa no contrato caso a CBF queira tirar Diniz do clube. Se for ele o escolhido para suceder Tite, a entidade terá de pagar ao clube um valor equivalente a 50% de todo o contrato em vigor. Em entrevista recente ao programa “Bem, Amigos!”, do SporTV, o treinador tricolor falou a respeito do tema.

– Difícil falar (risos). Na imprensa pode ser que sim, mas é uma coisa que eu não penso absolutamente agora de Seleção, penso só no Fluminense. As coisas na minha vida aconteceram muito naturalmente, nunca fiquei projetando para frente. Meu sentimento que tenho no Fluminense é o mesmo que eu tinha no Votoraty, quando iniciei (a carreira de treinador), procurar fazer o melhor que posso sem… As coisas vão acontecer como elas têm que acontecer para mim.

Saiba o que nomes importantes do cenário nacional falaram a respeito de Diniz!

Um dos maiores jogadores brasileiros da história e craque da última conquista de Copa, em 2002, Ronaldo, na Ronaldo TV na Twitch, foi questionado sobre qual dos nomes especulados lhe agradavam. Rasgou elogios a Fernando Diniz.

– O Fernando Diniz talvez seria um atrativo para a seleção brasileira. É um cara que faz jogar bem, dá espetáculo. Muita gente pode questionar que não ganhou título, enfim, como ele seria com grandes jogadores… Mas acho que ele é um bom treinador. (…) Nós jogamos duas vezes com o Fluminense esse ano na Copa do Brasil, pelo amor de Deus, parecia que jogavam com 13 – falou.

Neymar, principal nome da atual geração brasileira, uma vez publicou no Twitter opinião defendendo o trabalho de Fernando Diniz.

— Gosto muito do Diniz como treinador, uma pena que no Brasil não dão tempo suficiente – escreveu na ocasião.

Já Thiago Silva, capitão brasileiro na Copa do Mundo, falou em entrevista à ESPN em setembro sobre o técnico do Fluminense.

– Eu gosto muito do Diniz, sou super fã dele. Joguei com ele no Juventude. Quando vejo esse jogo bem jogado, isso deixa a gente cada vez mais apaixonado pelo futebol. Sou um zagueiro que dificilmente gosta de dar chutão, a não ser quando você realmente precisa. Mas quando você tem que atrair seu adversário para sair jogando e contra-atacá-lo, esse tipo de jogo é o melhor. O de aproximação, de ter mais jogadores de um lado do campo para ter superioridade. Esse tipo de jogo me atrai muito – disse.