Fluminense, Flamengo e Palmeiras são os sul-americanos já confirmados no Super Mundial de Clubes de 2025, nos Estados Unidos. A Conmebol oficializou o pedido à Fifa para que os campeões da Libertadores sejam cabeças de chave na competição, mas nem todos devem ser. E nesse aspecto, o Rubro-Negro e o Alviverde estão à frente do Tricolor, informa o site da Rádio Itatiaia.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, esteve na semana passada na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, em congresso da entidade. Por lá foi oficializado a ele o pedido para que os campeões sul-americanos figurem no pote 1 do sorteio.
A diretoria da Fifa ainda detalhes do regulamento do sorteio que deverá ser realizado até junho. Haverá sul-americano como cabeça de chave do torneio que pela primeira vez contará com 32 participantes. Mas não serão todos.
O torneio contará com oito grupos de quatro equipes. Então, haverá oito cabeças de chave e uma vaga será indicada pelo país sede. No caso, um time dos Estados Unidos. Assim, restarão sete vagas de cabeça de chave. Mesmo que sejam destinada apenas a europeus e sul-americanos, não terá como comportar os quatro campeões da Europa e os quatro da América do Sul. Então, entrarão em ação os rankings continentais com os desempenhos nas últimas quatro edições dos torneios de clubes das confederações.
Neste sentido, Palmeiras e Flamengo possuem boa vantagem em relação ao Fluminense. Então, hoje possuem mais condições de serem indicados como cabeça de chave.
Mas há ainda a chance da Fifa dividir mais as forças com alguns cabeças de chave entre campeões asiáticos, africanos, América do Norte e Central. O torneio será disputado entre 15 de junho e 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos. Já estão classificados 21 dos 32 representantes. Confira quem são:
América do Sul (6 vagas)
Europa (12 vagas)
Américas do Norte e Central (4 vagas)
África (4 vagas)
Ásia (4 vagas)
Oceania (1 vaga)