Se o poderio financeiro do Fluminense não é o de outros tempos, a solução passa, muitas vezes, na aposta em jogadores formados em casa e reforços mais baratos. No Campeonato Carioca, alguns se destacaram e não possuem um preço valioso no mercado. O site Globoesporte.com montou uma lista com as boas possibilidades após o Estadual. Destes, dois nomes chegaram a ser comentados no Tricolor: o volante Rodrigo Lindoso e o atacante Rodrigo Pinho, ambos do Madureira.
Veja a relação do portal:
JONATHAN (GOLEIRO – MADUREIRA)
Regular durante todo o Campeonato Carioca e já tinha feito uma boa Série C no ano passado. Em oito dos 15 jogos deste estadual não sofreu gols. Tem 24 anos e pode ser uma boa aposta para os grandes para compor o grupo.
Situação de mercado: Tem contrato com o Madureira até janeiro de 2017. Não tem propostas e deve permanecer para a disputa da Série C do Brasileiro.
Análise: Pode servir para compor o grupo.
THIAGO CARDOSO (ZAGUEIRO – MADUREIRA)
Zagueiro veloz, foi um dos destaques da defesa do Madureira, que terminou o Carioca com bons números. Tem apenas 24 anos e passagem pelo Atlético-MG.
Situação de mercado: Contrato expira no próximo dia 10 de maio. Ainda não tem situação definida.
Análise: Uma boa opção para os times que sofrem com sistema defensivo sem boas opções ou um nome para reposição.
FILIPE MACHADO (ZAGUEIRO – MACAÉ)
Fez um Campeonato Carioca razoável e é um dos melhores jogadores em atividade nos pequenos do Rio de Janeiro. Tem boa bola aérea e fez uma excelente Série C no ano passado. Tem 31 anos e é considerado um bom jogador de grupo. Tem passagens por Fluminense e Internacional.
Situação: Tem contrato com o Macaé até o fim deste ano. Não tem propostas oficiais.
Análise: Aparece como opção até para eventual titularidade.
MOISÉS (LATERAL-ESQUERDO – MADUREIRA)
Com 20 anos, era opção de Luiz Paulo e passou a aparecer com certo destaque no decorrer do Estadual. Tem bom poder ofensivo e físico.
Situação de mercado: Contrato com o Madureira expira no fim do mês de maio. Vasco chegou a sondar o jogador duas vezes, e a diretoria do Tricolor Suburbano acredita na saída do lateral.
Análise: Uma boa aposta para o futuro em uma posição complicada no mercado atual.
DIEGO (LATERAL-ESQUERDO – MACAÉ)
Apesar da idade um pouco avançada, o lateral de 32 anos é muito regular. Tem um bom poder de apoio e sempre aparece com boa opção no ataque. É um intocável no Macaé e tem passagem pelo Vasco da Gama.
Situação de mercado: Tem contrato com o Macaé até o fim de novembro deste ano. Não tem propostas oficiais.
Análise: Excelente peça de reposição para os grandes.
RODRIGO LINDOSO (VOLANTE – MADUREIRA)
Foi um dos grandes nomes do Madureira no Campeonato Carioca. Tem bom poder ofensivo e foi o vice-artilheiro do clube no estadual com cinco gols marcados. Tem 25 anos e é uma das melhores opções para os times grandes.
Situação de mercado: Tem contrato com o Madureira até o fim do ano. Existe sondagens, mas nenhuma proposta concreta. O clube possui a intenção de mantê-lo, mas reconhece a chance de perdê-lo caso haja boa proposta.
Análise: Volante valioso com boa saída de jogo. Pode servir para compor o grupo dos grandes.
FERNANDO SANTOS (MEIO-CAMPO – MACAÉ)
Com 23 anos, o meio-campo é a grande revelação entre os pequenos no Campeonato Carioca. Leve e habilidoso, ganhou a condição de titular no time no decorrer da competição e acabou sendo o grande nome do meio-campo do Macaé.
Situação de mercado: Percebendo a valorização, o Macaé renovou com o jogador até o fim do Carioca de 2016. Não tem propostas oficiais.
Análise: Excelente aposta com retorno a médio ou curto prazo.
CAÍQUE (ATACANTE – MACAÉ)
A grande revelação do Friburguense neste Campeonato Carioca. As lesões o atrapalharam a ter uma sequência melhor. Tem 21 anos e é tratado como uma joia dentro do Tricolor da Serra. É alto, tem boa velocidade e consegue aliar as características com uma boa técnica com a bola nos pés.
Situação de mercado: O contrato com Friburguense vai até o fim do ano. O Macaé demonstrou interesse e conseguiu o empréstimo do jogador até o fim da Série B do Brasileiro.
Análise: A melhor aposta jovem dos clubes pequenos.
RODRIGO PINHO (ATACANTE – MADUREIRA)
O grande nome do Madureira no Campeonato Carioca. Mostrando faro de gol apurado, marcou nove gols na competição. Com 24 anos, pode ser apontado como o jogador que fez a melhor campanha entre os pequenos no estadual.
Situação de mercado: Tem um leque de propostas, de acordo com o presidente do Madureira. Entretanto, nenhuma concreta de clubes brasileiros de Série A. O destino do jogador deve ser a Itália ou Portugal.
Análise: Em clubes com deficiência de camisa nove, uma boa opção até para titularidade.
NILTINHO (ATACANTE – VOLTA REDONDA)
Foi escalado como meia em alguns jogos do Carioca. Marcou quatro gols, dois deles no clássico contra o Resende. Revelado pelo São Caetano, o jogador de apenas 21 anos tem passagem pelo União Barbarense e pode ser uma opção para quem procura jogadores jovens para reforçar a equipe.
Situação de mercado: Contrato expira no início de maio. Fluminense demonstrou interesse.
Análise: Boa aposta futura.