Moleque de Xerém jogará pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 17 milhões de euros fixos
Em texto publicado pelos jornalistas Giba Perez, Gustavo Garcia e Marcello Neves no site Globo Esporte, o Fluminense acertou a venda do atacante Kauã Elias para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 17 milhões de euros fixos, com mais 2 milhões de euros em bônus, totalizando cerca de R$ 113 milhões. O jogador, que se destacou no ano passado pelo Tricolor das Laranjeiras, já embarcará para a Europa nesta terça-feira (5), para realizar exames médicos e assinar contrato com o clube do exterior.
Cabe destacar, portanto, que o Fluminense não receberá a totalidade da quantia mencionada. O clube carioca detém 70% dos direitos econômicos do jovem jogador, enquanto os outros 30% são divididos entre o próprio atleta (20%) e seu representante (10%). Isso significa que o Tricolor receberá 60% do valor total (terá 10% da futura venda), dando algo próximo de R$ 67,8 milhões.
A proposta do Shakhtar chegou ao Fluminense logo após o clássico contra o Botafogo, realizado na quarta-feira passada. O site destaca que o interesse do clube ucraniano por Kauã Elias não é recente. O jovem atacante já vinha sendo observado há pelo menos duas temporadas, quando ainda atuava pelas divisões de base da agremiação verde, branca e grená e da Seleção Brasileira.
Kauã foi decisivo diretamente no não rebaixamento do Fluminense no ano passado. Ele marcou seis gols e deu duas assistências no Brasileirão, em duelos decididos em placares mínimos. Em 2023, fez a sua estreia pelo time principal na derrota para o The Strongest, na altitude de La Paz, pela fase de grupos da Copa CONMEBOL Libertadores, competição na qual o Fluminense saiu campeão. O jovem também foi destaque no Sul-Americano Sub-17 pela Seleção, onde foi um dos artilheiros do Brasil, quando atuava pela categoria.
Com a venda de Kauã Elias, o Fluminense já começa a se movimentar em busca de reposições no mercado. De acordo com informações do portal Globo Esporte, o clube das Laranjeiras está atento para compensar a saída de um jogador fundamental para o seu setor ofensivo.