Ainda ameaçado pelo rebaixamento, o Fluminense depende unicamente de si para permanecer na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. No entanto, o ano será uma decepção de qualquer maneira. Tendo isso em vista, o site do jornal “Lance” destaca os principais problemas do Tricolor na temporada.
Confira as razões destacadas pela publicação para o ano irregular do Flu:
Financeiro
Além dos atrasos salariais recorrentes durante o ano, a delicada situação financeira impediu que o clube das Laranjeiras fizesse grandes investimentos durante a temporada. No início do ano, apenas Lucas foi contratado pela atual gestão. Durante 2017 chegaram Marlon, Robinho e Richard. Assim, o técnico Abel Braga teve à disposição um elenco formado por 50% de jogadores vindo das categorias de base, promovendo muitos Moleques de Xerém aos profissionais.
Técnico
A queda de rendimento de alguns atletas, como Wellington Silva, Sornoza, Orejuela e Gustavo Scarpa, também ajuda a explicar os resultados ruins do Fluminense. Os meias seguem entre os titulares, mas ainda não recuperaram o melhor futebol após passarem por cirurgias no primeiro semestre. Wellington Silva, com problemas no púbis, e Orejuela hoje são opções entre os reservas.
Tático
Abel Braga montou um time que encantou nos primeiros meses do ano, com um ataque veloz e eficiente, mas o desempenho caiu após as lesões de Sornoza e Gustavo Scarpa, além da venda de Richarlison. O comandante teve dificuldades para suprir as ausências e o esquema com três volantes, bastante utilizado durante a temporada, não deu os resultados esperados. Os problemas defensivos também foram recorrentes durante todo ano – e o “caos aéreo” permanece sem solução.