Com apenas quatro vitórias em 16 rodadas no Campeonato Brasileiro, o Fluminense recebe no Maracanã a equipe do Bahia, na próxima segunda-feira, às 19h. O tetracampeão brasileiro precisa vencer em seus domínios, caso contrário, há um risco muito grande de fechar a rodada na zona de rebaixamento.
Por conta da pandemia, os jogos de grande parte dos torneios disputados no Brasil ainda são realizados sem públicos, salvo algimas exceções, como a final da Copa América e os jogos de Flamengo e Atlético-MG na Libertadores. A última partida do Flu com torcida no estádio foi no longínquo dia 11 de março de 2020, na derrota por 1 a 0 para o Figueirense, no Orlando Scarpelli, pela Copa do Brasil.
O portal GE fez um levantamento do desempenhos dos mandantes no Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Em 2021 o aproveitamento é um dos menores da história e chega a 48,1%, e a dos visitantes alcançou 41,5% restando duas rodadas para o fim do primeiro turno. É a primeira vez que os mandantes têm um aproveitamento tão baixo após a 17ª rodada da competição desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos.
A diferença de 6,6 pontos percentuais entre eles é a menor já registrada nos pontos corridos. Como houve 52 empates, cada time levou um dos três pontos em jogo, e outros 52 pontos foram descartados, por isso a soma dos desempenhos de mandantes e visitantes não resulta em 100%.
Nesta edição do campeonato, o Fluminense possui 43% de aproveitamento jogando em casa e é o 10º colocado neste quesito em toda a competição, porém os dados não são tão animadores. Em sete jogos, o Tricolor das Laranjeiras venceu apenas dois, Santos e Cuiabá, ambos na reta inicial do Brasileiro. Os empates ocorreram contra o Corinthians, Ceará e Atlético-MG; as derrotas vieram diante do Athletico-PR e Grêmio.